top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Mãe contra racismo estrutural: da história vivida por filha surge um livro infantil sobre negritude


livro infantil inspirado em uma história real, vivida pela filha da autora, Aline Carvalho - Foto: Divulgação

Menina bonita, que cor você tem? é um livro infantil inspirado em uma história real, vivida pela filha da autora, Aline Carvalho. Quando a menina passou por uma situação em que se sentiu inferiorizada devido à sua cor, a mãe recorreu à contação de histórias para dialogar sobre a negritude, a importância da diversidade e o respeito às diferenças.


Na narrativa, Giovana é uma garota alegre, extrovertida e inteligente que, depois de um dia comum no colégio, retorna entristecida por causa do comentário de uma professora. Durante uma aula, a educadora afirmou que todas as crianças na sala tinham uma “cor natural”, menos Gi, porque ela tinha cor marrom.


A partir disso, a mãe da protagonista busca reconstruir a autoestima da menina ao narrar a trajetória de seus ancestrais africanos, compostos por reis, rainhas e guerreiros pretos. Ainda explica a importância da diversidade nas pessoas, além de mostrar como essas diferenças são comuns na vida.



Então a mamãe explicou que cada um é de uma cor. Mamãe contou para Gi que seus ancestrais vieram da África e que lá, na África, tinham muitos reis, rainhas e guerreiros, todos de pele pretinha (Menina bonita, que cor você tem?, pg. 21)


Com ilustrações de personagens racialmente diversos, produzidas por Xande Pimenta, a obra utiliza diálogos coloquiais e linguagem simples para o público da primeira infância e as crianças em fase de letramento compreenderem a narrativa.


Aline Carvalho trabalha a autoestima de crianças negras em uma história ancestral com reis, rainhas e guerreiros pretos - Foto: Divulgação

O intuito da autora é tornar Menina bonita, que cor você tem? uma ferramenta de conversa entre pais e filhos sobre o enfrentamento de preconceitos e a defesa da pluralidade. O livro também tem sido utilizado por psicólogos para dialogar com crianças que sofreram algum tipo de discriminação.


FICHA TÉCNICA

Título: Menina bonita, que cor você tem?; Autora: Aline Carvalho; Editora: Multifoco; ISBN: 978-65-998622-5-0 ; Páginas: 33; Preço: R$ 55,00 (físico) e R$ 15,00 (e-book); Onde comprar: Amazon e Multifoco.


Sobre a autora

Aline Carvalho Santos Gonçalves é engenheira de produção, com pós-graduação em Finanças e Gestão Corporativa, além de ter MBA em Arquitetura de Soluções. Há muitos anos no mercado financeiro, atualmente trabalha como gerente de monitoramento na área de tecnologia da informação de um banco. Após se tornar mãe, começou a produzir histórias para contar aos filhos e publicá-las. É autora das obras infantis: “A Ovelha, O Cachorro, O Gato Preto e o Coelho” e “Menina bonita, que cor você tem?”.


Redes sociais

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page