• O Canal da Lili

Livro-reportagem Quase um Cinquentão: história do Salão de Humor e expectativas para o futuro


Capa do livro virtual Quase Um Cinquentão, de Rafael Bitencourt - Imagem: Divulgação

Com o objetivo de debater um dos maiores eventos da área de humor gráfico no mundo, está disponível para download o livro-reportagem “Quase um Cinquentão: Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, escrito pelo jornalista Rafael Bitencourt. O material pode ser baixado gratuitamente no site oficial do evento: https://salaointernacionaldehumor.com.br .


O projeto é apoiado pela Lei Emergencial Aldir Blanc, com financiamento da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.


O livro virtual traz uma sistematização de reportagens realizadas por Bitencourt ao longo de mais de 10 anos de cobertura do Salão de Humor, somada a uma coleta recente de informações por meio de entrevistas e pesquisas bibliográficas. Tudo com o olhar jornalístico apurado de quem atuou na comunicação do evento em diferentes edições e acompanhou de perto a organização.


Entre os temas abordados está o processo de viabilização do Salão, a movimentação em Piracicaba na década de 1970, a luta contra a ditadura militar e regimes autoritários, a participação da mulher, a transição para as margens do Rio Piracicaba e expectativas para os próximos anos. “O intuito é auxiliar a sociedade a compreender a importância desse evento tão significativo e fundamental para a arte e a democracia, ao transitar por sua origem, algumas das importantes ações, a atualidade e algumas perspectivas para o futuro”, afirma Bitencourt.



Luta pela democracia

Num momento em que o Salão se aproxima de seu cinquentenário – a 50ª edição acontecerá em 2023 –, o autor ressalta a necessidade de trazer à tona, além do objetivo de levar ao riso, a essência do evento criado em 1974, além de sua luta constante pela democracia e por uma sociedade mais justa por meio da linguagem do humor gráfico. “Mesmo com essa história de quase meio século, marcada, entre outras questões, por ser uma vitrine da problemática mundial, há desconhecimento sobre o real significado do evento e sua real função, enquanto humor crítico e comprometido com a sociedade”, opina o autor, que aponta as vantagens de o material ser disponibilizado em formato virtual.


“Uma das vantagens do formato e-book é a praticidade. É possível ler em qualquer lugar, pelo notebook ou celular, por exemplo. A portabilidade é outra vantagem. Como os e-books, em geral, ocupam pouco espaço de memória, é possível incluir muitos livros em um cartão de memória, pen drive, ou mesmo no celular”, afirma Bitencourt.


Rafael Bitencourt é autor do livro Quase um Cinquentão - Imagem: Claudia Assencio

Sobre o autor

Rafael Bitencourt é jornalista graduado pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), com especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha). É diretor da Tempo D Comunicação e Cultura. Tem passagens por veículos de imprensa como G1/Globo, Jovem Pan News, TV Beira Rio e Educativa FM. Em 20 anos de carreira, construiu uma trajetória sólida nas áreas de jornalismo e assessoria de imprensa cultural, além de também atuar como produtor cultural e pesquisador. Cobriu o Salão Internacional de Humor de Piracicaba para diferentes plataformas e atuou na comunicação do evento em edições distintas a partir de 2011.


SERVIÇO

Livro-reportagem “Quase um Cinquentão: Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, de Rafael Bitencourt. Disponível para download gratuito no site oficial do evento: https://salaointernacionaldehumor.com.br ou diretamente pelo link: https://salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2022/04/QUASE-UM-CINQUENTAO.pdf .

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon