• O Canal da Lili

Livro aborda preservação da cultura afro-paulista a partir da tradição do Batuque de Umbigada


Capa do livro Saberes no Pé do Tambu - Imagem: Divulgação

Acontece na quarta-feira (25), às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba (SP), o lançamento do livro “Saberes no Pé do Tambu”, escrito pelo batuqueiro, filósofo e doutor em educação Antonio Filogenio de Paula Junior. O material compõe as ações do projeto de mesmo título, que é financiado pelo ProAC direto, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.


O livro, que é parte da tese de doutorado do autor, apresenta o Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambu ou Caiumba, como uma cultura de resistência marcada pela preservação de diferentes elementos das tradições de origem africana. A entrada é gratuita no evento de lançamento e exemplares estarão à venda na oportunidade.


“Ao longo da pesquisa, interessava a mim abordar como uma comunidade da qual eu faço parte pensa as relações a partir de uma cosmogonia de matriz bantu, que forma praticamente todas as culturas afro-paulistas que conhecemos, entre elas, a Caiumba, e como essas culturas são permeadas. É o estudo de uma forma de perceber o mundo a partir desse referencial”, afirma Antonio Filogenio de Paula Junior.



O autor considera o Batuque de Umbigada uma tradição afro-paulista e afrocaipira que remete ao tempo da escravidão e, apesar dos percalços, foi preservada. “Embora tenha sofrido processos de negação ou represália em alguns municípios, ela nunca parou, sobretudo, nos municípios de Tietê, Capivari e Piracicaba, que são detentores aí dessa memória ininterrupta desde a época da escravidão”, diz o autor do livro. “Depois nós retomamos também essa prática em Rio Claro, mas também existe a continuidade dela em Barueri, em São Paulo e em Rafard. Outros municípios também estão retomando”, completa de Paula Junior.


Evento de lançamento

O evento de lançamento reunirá um bate-papo com a equipe que participou da produção do livro: o autor Antonio Filogenio de Paula Junior (Casa de Batuqueiro), Vanderlei Bastos (Casa de Batuqueiro), Elaine Teotonio (ETC Produtora), Marcos Farias (ETC Produtora), Lia Martins (revisora) e Amanda (ilustradora).



Antonio Filogenio de Paula Junior é o autor do livro - Imagem: Paulo Fortunato

A solenidade terá momentos de autógrafo, vendas dos livros e divulgação dos contos que compõem o projeto, com fala do autor, Vanderlei Bastos. Estão programadas duas intervenções artísticas, no início e no final da atividade. A abertura será feita por Nathy Pezzato e equipe Sopro de Caiumba, que apresentam "O Sopro de Caiumba para todos aqueles que vieram antes de nós...". Já o encerramento fica por conta da Casa de Batuqueiro. Haverá, ainda, acessibilidade do próprio local, audiodescrição e todas as ações do projeto, incluindo o lançamento do livro, terá intérprete de libras.


Projeto

O lançamento do livro compõe um projeto mais amplo, também intitulado “Saberes no Pé do Tambu”, que reunirá ações culturais e educativas como transmissões audiovisuais e contações de histórias. A realização é da ETC Produtora e da Casa de Batuqueiro, esta última, nascida na década de 1990 por meio do trabalho desenvolvido por Vanderlei Bastos e Antonio Filogenio de Paula Junior, dois batuqueiros reconhecidos pela comunidade.


O título “Saberes no Pé do Tambu” refere-se à tradição do Batuque de Umbigada e ao fato dos ensinamentos serem transmitidos “ao pé” do tambu, ou seja, muito próximo ao instrumento. “Tambu é o maior tambor que nós tocamos deitado e ele representa a voz da mãe. É uma voz feminina, matriarcal, já que a maior parte das culturas bantu são matriarcais. E onde a gente aprende? No pé do tambu. É assim que se aprende tudo dentro da cultura, é nesse convívio com os mais velhos, ouvindo os mais experientes”, explica de Paula Junior.


A iniciativa realizará ainda, nos próximos meses, quatro rodas de conversa. Duas serão virtuais e outras duas acontecem de forma presencial – seguindo os protocolos de combate à covid-19 – nos municípios de Tietê e Capivari e reunirá membros da comunidade de batuqueiros, pesquisadores, pedagogas e contadoras de história que apresentarão a Caiumba como um elemento de educação no ambiente escolar.


Produções audiovisuais também estão contempladas. Serão produzidos quatro vídeos que abordam temas como a confecção do Tambu, realizada por um batuqueiro e luthier e elementos de dança, canto e ritmo. Além disso, haverá cinco vídeos com contações de histórias do livro “Dandara” e outros textos infantis de autoria de Vanderlei Bastos. O encerramento será marcado por um show virtual intitulado “Entre batuques e batucadas: A Caiumba em diferentes vozes”.


SERVIÇO

Lançamento do livro “Saberes no Pé do Tambu”, de Antonio Filogenio de Paula Junior: quarta-feira (25), às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, à rua Saldanha Marinho, 333, no Centro. A entrada é gratuita e exemplares estarão à venda na oportunidade. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon