• O Canal da Lili

Linkado com: Sérgio Luís Góes nas soluções agronômicas


O engenheiro Sérgio Luís Góes é CEO da APagri Soluções Agronômicas - Imagem: Divulgação

Recurso natural finito, a água tem sido uma das principais fontes de preocupação do planeta, justamente por ser essencial para a vida e por ser utilizada em diversos processos produtivos, sejam industriais ou agrícolas. De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas), 72% da água captada no Brasil destinam-se à produção agrícola, em equivalência à média mundial que é de 70%. Para falar sobre o uso racional da água, AP (Agricultura de Precisão) e sustentável, O Canal da Lili traz nesta edição, a entrevista com o engenheiro agrônomo Sérgio Luís Góes, 53 anos, formado pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), turma de 1993. Góes é natural de São Paulo e há 19 anos mora em Piracicaba (SP). Ele é CEO da APagri Soluções Agronômicas. Confira a entrevista:


Qual o impacto de uma agricultura não sustentável nas mudanças climáticas e escassez hídrica?

A agricultura brasileira é uma agricultura de prática sustentável, que respeita rígidas regras para abertura de áreas. Práticas como o plantio direto para as culturas anuais, buscando a cobertura do solo o ano todo, corte de cana crua, são exemplos de proteção ao meio ambiente. É um tipo de prática agrícola que sequestra carbono e, portanto, contribui positivamente para o meio ambiente. As mudanças climáticas, no meu entendimento, fazem parte dos ciclos da natureza, mas certamente devemos atuar pela manutenção do meio ambiente e da redução de emissões. No processo de produção, quanto maior a eficiência agronômica, menos área se faz necessária utilizar para alimentar nosso planeta. Este deve ser o esforço da produção agrícola para tornar o processo cada vez mais sustentável. Acreditamos e trabalhamos realmente nisso, tanto que nosso propósito é eficiência e sustentabilidade para alimentar o mundo. Preservar o meio ambiente é uma maneira de preservar também o futuro do nosso trabalho.


E por falar em escassez hídrica, o que é possível fazer para que o Brasil não enfrente uma crise severa no abastecimento?

O uso racional da água é crucial para que possamos atravessar os momentos em que as chuvas são diminuídas. O comprometimento da população, tanto das cidades como do campo, deve estar alinhado. A água para o processo produtivo e da segurança por meio da irrigação, são muito importantes, mas o trabalho das agências que acompanham os reservatórios é fundamental para orientação e monitoramento da disponibilidade para cada atividade: produção agrícola, de energia e para o abastecimento.


De que forma a Agricultura de Precisão impacta na economia?

A Agricultura de Precisão é um conjunto de práticas agrícolas que visa tornar o processo produtivo mais eficiente e sustentável. À medida em que esse conjunto de ferramentas é aplicado, é possível desenvolver uma produção mais ágil, eficiente e com recursos corretos. A produtividade e a produção brasileiras vêm crescendo e essa tecnologia tem uma participação importante neste movimento, inclusive gerando um balanço positivo em nossas exportações.


Qual sua avaliação sobre a agricultura de precisão no Brasil?

Nos últimos 20 anos, a agricultura brasileira passou por um processo de modernização da sua frota e, junto com ele, o produtor pode contar com equipamentos que não deixam nada a desejar para os usados em outros países mais desenvolvidos. A Agricultura de Precisão caminhou junto com este processo e a APagri também, afinal, somos uma empresa pioneira em AP. Tecnologias como piloto automático, aplicação de fertilizantes e corretivos em taxa variada, uso de drones e aplicativos para melhorar a eficiência do monitoramento do campo, são hoje usadas e praticadas em todas as regiões produtivas do Brasil. A tendência é ampliar esses horizontes, porque já é fato que auxiliam o profissional agronômico e, por consequência, o produtor rural, na busca de maior produtividade e da ampliação dos cuidados com sua terra.


SERVIÇO

Redes sociais/e-mail da APagri: Instagram - @apagri.agro; Facebook - @apagri.solucoesagronomicas; Linkedin - @apagri. Site: apagri.com.br . Contato Matriz Piracicaba-SP: (19) 3422-3699.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon