• O Canal da Lili

Linkado com: Pedro Kawai no Mês da Imigração Japonesa

Atualizado: Jul 9


Pedro Kawai: "Meus avós Motoitiro e Kishino Kawai vieram da Província de Okaiama no Japão" - Imagem: Davi Negri

O mês de junho é comemorativo para a comunidade de descendentes de japoneses no Brasil. A imigração japonesa no Brasil começou em 18 de junho de 1908, com a chegada do Kasato Maru, primeiro navio japonês, no porto de Santos. E para falar sobre isso, O Canal da Lili está linkado com o vereador Pedro Kawai, o primeiro descendente de japoneses na Câmara Municipal de Piracicaba. Pedro Motoitiro Kawai, 50 anos, é formado em Administração de empresas e está em seu terceiro mandato no Legislativo de Piracicaba, onde é o 2º secretário da Mesa Diretora e presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos. Casado com Graciani Moreira Kawai, é pai de Luana Ayumi Moreira Kawai. Confira a entrevista:


Conte um pouco de sua história. Quando sua família chegou ao Brasil, especificamente em Piracicaba?

Meus avós Motoitiro e Kishino Kawai vieram da Província de Okaiama no Japão, em 1925. Meu avô era guarda do imperador e minha avó professora e fixaram residência na cidade de Rancharia, onde trabalharam na lavoura. Meu pai veio para Piracicaba em 1963, logo após a vinda do irmão dele e montaram A Foto Fuji, empresa tradicional do ramo fotográfico. Em 1975, ele abriu a sua empresa, a Vidraçaria Fuji, que está em atividade até os dias de hoje, no bairro Paulista.


Como vereador, de que forma analisa que é possível contribuir com a comunidade Nipo de Piracicaba?

Além do reconhecimento através da solenidade oficial do Dia da Imigração Japonesa, que traz visibilidade os nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão) que se destacaram durante o ano, o mandato contribui com a busca de documentações e acervos de registros culturais e históricos, com o intuito de preservação e compartilhamento da memória e sua continuidade. Uso também o mandato para possibilitar aos não-descendentes os conhecimentos e principalmente o comportamento tão diferenciado que os nikkeys carregam em seu DNA, que podem contribuir e muito para uma melhor qualidade de vida e convivência. Outra contribuição é a divulgação dos trabalhos de vários nikeys em nossa cidade. É difícil encontrar uma entidade social em nossa cidade que não tenho passado um nikkey.


Como é sua participação na comunidade nipo-piracicabana? Há projetos culturais a serem desenvolvidos na pós-pandemia?

Importante lembrar que em Piracicaba temos dois núcleos da colônia japonesa, o Nipo Brasileiro de Piracicaba e a Chácara Sol Nascente. Sou diretor social do Nipo e organizador dos eventos da comunidade. Antes da pandemia, tínhamos anualmente os eventos: Japão na Praça, evento que acontecia na Praça José Bonifácio em comemoração à Imigração Japonesa no Brasil; Dia Municipal da Comunidade Japonesa, Reunião Solene na Câmara de Vereadores, que foi instituído por projeto aprovado pela ex-vereadora Marcia Pacheco; Karaoke Taikai, concurso musical com cantores e cantoras de todo o Estado de São Paulo; Festa da Primavera, evento em comemoração à chegada dos primeiros descendentes em Piracicaba e pela chegada da mais bela das estações do ano, que tradicionalmente também é comorada no Japão; Undokai Gincana Poliesportiva, que une participantes de todas as idades e de todas as famílias.


Qual mensagem deixa à comunidade nipo e a todos os piracicabanos, neste mês celebrativo da Imigração Japonesa no Brasil, mas também tão triste em termos de perdas para a pandemia?

A todo momento somos desafiados pela vida para nos aprimorarmos como ser humano. Os descendentes de japoneses trazem em seu DNA perseverança, empatia e coragem. Que nós possamos continuar a perpetuação desse legado de conhecimento e crescimento cultural, coorporativo e empreendedor de nossos ancestrais, principalmente, nesse tão difícil momento que a sociedade está passando. Ser o primeiro descendente de japoneses na Câmara Municipal de Piracicaba é uma responsabilidade ainda maior que o cargo requer. Sou muito grato à população de nossa cidade, descendentes e não descendentes, pela oportunidade de representar nossa cidade em tão importante parlamento.


SERVIÇO

Vereador Pedro Kawai: Facebook: https://www.facebook.com/pedro.kawai.14/ ; https://www.facebook.com/pedrokawaivereador/ . Instagram: https://www.instagram.com/pedrokawaioficial/ . Spotify: Rádio Kawai. Site: https://www.pedrokawai.com.br/ . YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnOqC5Fh4XwI8wdneI8ZrpQ . Site da Câmara: https://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/vereador/pedrokawai .


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon