Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, a Score Retail, empresa de data retail da B&Partners . co, em parceria com a Hibou - empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo - entrevistou 1203 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia dos Pais. E, em mais uma data sazonal, as comemorações com reuniões em casa prevalecem e o churrasco é o preferido pelos brasileiro. De acordo com a pesquisa, em 2022, 44,9% declararam menos poder aquisitivo, logo, fariam menos compras. Já em 2023, o mesmo índice baixou para 40%.
Assim como no Dia das Mães, os gastos dos brasileiros para o Dia dos Pais será de até R$250,00. Presentes com valores a partir de R$2.500,00 não foram considerados pelos entrevistados. Vão presentear: 74% - até R$250; 20% - de R$250 a R$500; 5% - de R$501 a R$1.000; 1% - de R$1.000 a R$2.500
Ainda este ano, 33% pretendem fazer gastos iguais aos anos anteriores; 14% estão mais apertados, mas vão manter a tradição de família; 11% melhor, mas vai manter os hábitos de família; e 1% melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.
Em 2023, as comemorações do Dia dos Pais serão predominantemente em casa para 57%. Desse percentual, 29% ficarão em suas próprias residências: sendo que 20% optam por não receber visitas e 9% vão receber suas famílias. Entre aqueles que vão passar na casa de outras pessoas, estão 20% que planejam visitar pai ou sogro, 7%, ir à casa de outros familiares e 1% que vão para a casa de filhos ou netos.
Este ano, apenas 6% estão programando desfrutar o momento especial em restaurantes. Além desses, 22% têm outras opções de programas em mente para celebrar a data.
Uma atividade indispensável para 50% dos brasileiros é o tradicional almoço em família, realizado em casa. Para 20% é importante ter pratos especiais e para 8%, a preferência é por almoçar em restaurantes. Dentre os desejos e sentimentos considerados essenciais para a ocasião, destacam-se a união, mencionada por 34% dos entrevistados, seguida pelo respeito, apontado por 33%, e a saúde, valorizada por 29%. Além disso, a harmonia é destacada por 26%, enquanto as histórias de família são valorizadas por 17%. Além disso, 14% consideram presentes relevantes e 6% apreciam a presença de música durante as comemorações.
As comidas escolhidas para a celebração apresentam uma ampla variedade, porém, o churrasco se destaca de forma significativa, sendo a preferência absoluta para 38,9% dos participantes. Em seguida, temos a lasanha, com 15,5% das escolhas, seguida por carne com 4,3% e massa com 11%. A feijoada também aparece como uma opção, representando 3% das preferências, enquanto outros pratos somam o restante das escolhas.
“A cultura brasileira é marcada pela alegria em celebrar ocasiões especiais, como o Dia dos Pais. Nos domingos, é comum aproveitar para realizar um animado churrasco, receber a família ou, ao menos, refletir sobre o significado dessa data", ressalta Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou. “Mesmo em períodos de orçamento mais apertado, ou quando é necessário fazer contenção de gastos, no Brasil, as comemorações nunca deixam de acontecer, e a troca de presentes e a reunião familiar continuam sendo aspectos muito valorizados”.
Os tipos de presentes no Dia dos Pais são diversos, independentemente do valor da compra. Enquanto 28% das pessoas priorizam a economia e optam por algo que esteja dentro das suas possibilidades financeiras, 27% valorizam a experiência de estarem juntos e compartilhar momentos especiais. Além disso, 23% buscam presentes que sejam úteis na rotina do pai, enquanto 16% preferem algo que o surpreenda e o encante. Outros 10% se esforçam para encontrar exatamente o que o pai gostaria de ganhar, enquanto 5% buscam algo personalizado e único. Já 19% das pessoas optam por não comprar presentes nessa data.
Qual será o presente para o pai?
Para as marcas, é importante prestar atenção aos segmentos dos presentes a serem comprados. Entre as escolhas de presentear os pais estão: Vestuário: 47%; Calçados: 29%; Perfumes: 22%; Alimentos e bebidas: 14%; Eletrônicos: 12%; Tecnologia (celular, videogame, tv): 11%; Relógios/Joalheria: 11%; Artigos para churrasco: 9%; Livros: 8%; Artigos de futebol: 7%;Entretenimento: e viagem: 5%; Utilidades domésticas: 4%; Bem-estar, eletrodomésticos e assinaturas: 3%; Artesanato: 2%; Estética: 1%; Não compram presente: 19%.
Pai, você quer ganhar o que?
Aos pais foi perguntado o que escolheriam para receber neste Dia dos Pais e o TOP 5 vai de encontro às primeiras opções de quem vai presentear: Vestuário: 39%; Perfumes: 37%; Calçados: 33%; Artigos para churrasco: 30%
Eletrônicos: 26%
Kit de bebida alcoólica ou um kit churrasqueiro? Mais da metade (59%) disseram não para receber as bebidas, enquanto 41% gostaram da ideia. Já o combo formado por produtos para um bom churrasco está nas preferência de 73%. "Com o crescimento da indústria em campanhas com a temática do presente, vejo uma grande oportunidade para Alimentos & Bebidas no Dia dos Pais, uma vez que essa opção aparece com maior relevância na lista de desejos de quem será presenteado versus quem vai presentear. O cross entre Vestuário e Alimentos, com foco em churrasco, podem gerar bons insights para movimentar o varejo e a cabeça do shopper”, comenta Fabrício Natoli, VP de planejamento da Score Retail.
Metodologia
O Pulso de Dia dos Pais 2023 foi feito em Julho de 2023, com 1203 pessoas, por abordagem digital. O resultado apresenta 2,9% de margem de erro. 55% feminino e 45% masculino nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ABS. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultou no seguinte cenário: A++, 2%; A+, 4%; B1, 15%, B2, 21%; C1, 21%; C2, 12%; DE, 5% e N/A, 19%.
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