top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Leitura devocional: As adversidades não podem limitar seu caminhar nesta vida


Foto: Palavra em Flores

*Texto: Eliana Teixeira

Dificuldades, incertezas, dores, injustiças fazem parte da vida. Isso não é algo característico apenas das civilizações contemporâneas. Habacuque, profeta que viveu 600 a.C, costumava se indignar com a maldade praticada por muitas pessoas em sua sociedade, e indagava a Deus para que houvesse uma atitude perante à corrupção. Assim como eu e você, Habacuque queria respostas para o que causava dor, injustiça, sofrimento. Mais que respostas, o que gostaríamos é que as soluções fossem mágicas, que o que dói – seja no corpo ou na alma – simplesmente parasse de doer, que situações de injustiças sumissem dos nossos olhos e ainda mais de nossas vidas, que houvesse certezas diante daquilo que ainda não vivemos – um futuro próspero, uma vida agradável, companhias leais -, ou que as incertezas motivadas por situações vividas no passado não nos atormentassem mais.




No Livro de Habacuque, no Antigo Testamento, se lermos com os olhos do espírito, podemos entender que a vida, em algum momento, nos devolve o que oferecemos aos outros. Mas o problema maior parece estar nas dificuldades apresentadas por essa mesma vida, que muitas vezes, nos desanimam, nos fazem duvidar de que há recompensa para quem praticada a bondade – e aqui vale a sinceridade de que, por mais desapegado que alguém seja, no fundo sempre espera, no mínimo, não ser passado para trás, enganado ou prejudicado -, ou mesmo em se cansar de pedir a intervenção divina, por achar que Deus não está atendo ao que nos acontece.


Habacuque nos ensina a ter esperança no agir de Deus, apesar das dificuldades e incertezas, ainda que outras pessoas nos atinjam injustamente, ou que imprevistos nos entristeçam. “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêm uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro”. (Habacuque 3-17:19)


Em outras palavras: as adversidades não podem limitar seu caminhar nesta vida. Ao sentir-se fraco, fale com Deus, com Jesus, com o Espírito Santo, mas seja sincero, abra seu coração, exponha suas incertezas e dificuldades. Ele te fará forte, mesmo estando fraco. Ele te fará andar firmemente e te levará a um alto e seguro lugar. Que a sua semana seja de vitórias!


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page