• O Canal da Lili

Lei estadual: evento em Piracicaba (SP) celebra a Conscientização sobre o Autismo


Cerca de 150 pessoas participaram do evento , no último sábado (9), no auditório da Acipi, em Piracicaba (SP) - Imagem: Divulgação

Cerca de 150 pessoas participaram, no último sábado (9), do evento de Conscientização sobre o Autismo realizado no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) para celebrar a Semana da Conscientização do Autista, instituída desde 2021 por Lei Estadual criada pelo deputado Roberto Morais. Além de palestras, o evento contou com exposição de livros, brinquedos educativos e sorteio de brinde.


A fisioterapeuta Michelly Basso, terapeuta especializada no espectro autista e Luís Antonio Porto, adulto autista, foram os palestrantes do evento organizado em parceria com a entidade Pernas Caipiras. Michelly destacou as dificuldades da criança com autismo e das famílias para fazer o diagnóstico e atender as necessidades dela. Já Luís Antonio, falou sobre as condições enfrentadas pelos adultos que muitas vezes nem tiveram o diagnóstico na infância. “Precisamos falar sobre o assunto cada vez mais para que a sociedade aprenda a conviver com o autista, assim como todas as diferenças”, esclarece Porto.



Um dos destaques de Michelly na apresentação foi a mundança no símbolo das campanhas do autismo. “Antes éramos representados por um quebra-cabeça e agora um símbolo de infinito para uma nova fase, para mostrar que o autista é uma pessoa completa e não faltando pedaços”, explica a fonoaudióloga.


Semana da Conscientização do Autista, instituída desde 2021 por Lei Estadual criada pelo deputado Roberto Morais - Imagem: Divulgação

LEI ESTADUAL

Para o deputado Roberto Morais, o evento deixou ainda mais clara a importância de continuar lutando por novas leis em defesa dessa causa. “Estou me sentindo gratificado por provocar esta iniciativa por meio da Lei do Autismo que aprovamos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), e ao mesmo tempo ainda mais motivado a buscar garantir os direitos das pessoas com deficiência por meio de projetos de lei”, destaca Morais. “Agradeço muito esses parceiros que colaboraram para este evento tão importante e esclarecedor”, completa o deputado.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon