Ser pai ou mãe de qualquer criança é difícil. Mas ser pai ou mãe de uma criança com TDAH é o tipo de dificuldade que pode fazer você querer se jogar no chão e começar a gritar. Dificuldade de concentração, de aprendizagem, inquietação e hiperatividade-impulsividade são alguns indícios de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, um transtorno de desenvolvimento de base biológica cujo diagnóstico é mais comum em crianças e adolescentes, embora haja ocorrência também em adultos. Com base em entrevistas com crianças de diversas origens étnicas e socioeconômicas e depois de anos e de milhares de pacientes, Sharon Saline, psicóloga clínica e doutora em psicologia, escreveu TDAH: tudo o que seu filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade quer que você saiba, lançamento da Buzz Editora. O livro traz informações sobre o comportamento, o funcionamento do cérebro com TDAH e oferece ferramentas concretas e objetivas para a construção de um relacionamento saudável entre pais e filhos: como passar pelo processo de aceitação após o diagnóstico para TDAH, estabelecimento - e cumprimento de rotinas, exercícios para desenvolver o autocontrole e para aprender a lidar com sentimentos intensos.
Sharon Saline traz estudos recentes que são entremeados por orientações eficazes e dicas valiosas para que os pais e toda a família possam lidar melhor com as percepções e os desafios que tanto crianças quanto adolescentes com TDAH enfrentam na vida escolar e familiar.
As informações, as histórias e os depoimentos apresentados por Saline em TDAH são uma bússola para pais e responsáveis e deixam claro de que modo outras famílias conseguiram lidar com o TDAH e ajudaram seus filhos a desenvolver habilidades como resiliência, compaixão e autoconsciência, e também a reconhecer a criatividade, a espontaneidade, a sensibilidade e a energia para darem conta da vida adulta.
A boa notícia é que, com a orientação e o apoio da família e de profissionais especializados, as crianças portadoras de TDAH conseguem desenvolver mecanismos para superar as dificuldades inerentes ao transtorno a partir da adolescência e são capazes viver com autonomia e propósito, alcançando êxito tanto na vida profissional quanto na pessoal. Um exemplo disso são os artistas, apresentadores e cantores portadores de TDAH e quão longe conseguiram chegar: Sabrina Sato, Fiuk, Will Smith, Jim Carrey, Adam Levine (vocalista do Maroon 5), Justin Timberlake, Michael Phelps, Jamie Oliver, Ashton Kutcher. Sem falar em Pablo Picasso, Walt Disney e Albert Einstein. Conforme afirma Jonathan Schwab, diretor médico do hospital Northampton Area Pediatrics: "depois de ouvir um diagnóstico de TDAH, os pais muitas vezes me perguntam: ‘O que fazemos agora?’. Finalmente há um livro que eu posso recomendar e que fornece uma orientação concreta sobre como ajudar seus filhos, com histórias, exemplos e baseado em evidências científicas". SERVIÇO
Título: TDAH - tudo o que seu filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade quer que você saiba. Autora: Sharon Saline. Preço: 59,90. Selo: Buzz Editora
Comments