top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Júri escolhe obras premiadas do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba


Obra de Sandra Lodi está entre as selecionadas para o Salão de Humor de 2022 - Imagem: Divulgação

Os integrantes do Júri de Premiação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reuniram-se no último sábado (6), para escolher as obras premiadas desta edição do evento. Neste ano, o valor total de prêmios do Salão é de R$ 55 mil. A mostra oficial terá 315 trabalhos, de 176 artistas de 30 países. Eles foram selecionadas entre as 1.990 obras inscritas, de 365 artistas provenientes de 40 países. A abertura do Salão, com o anúncio dos premiados, acontece no dia 27 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).


Integraram o Júri de Premiação Anne Derenne, cartunista e ilustradora francesa radicada na Espanha; Farid Zaine, compositor, ator, diretor de teatro, poeta, cinéfilo e secretário de Cultura de Limeira; Aline Torres, relações-públicas e secretária de Cultura de São Paulo; Théa Severino, editora de imagem da Folha de S. Paulo; Ben Ludmer, mágico, comediante e ator, e Bruno Motta, comediante e ator.



Entre os temas abordados nos trabalhos selecionados para a mostra principal do Salão estão a pandemia do coronavírus, a guerra entre Rússia e Ucrânia, leis trabalhistas, uso da tecnologia na infância, entre outros. Alguns dos países representados, além do Brasil, são Arábia Saudita, Bélgica, Croácia, Espanha, Indonésia, Itália, Polônia, Romênia, Sérvia, Turquia e Uzbequistão.


“Não é uma tarefa fácil, mas os jurados, tanto de seleção quanto de premiação, realizaram um trabalho primoroso e, com certeza, teremos um Salão riquíssimo em conteúdo, reflexão e riso, tudo que é pertinente a este grandioso evento que está prestes a completar 50 anos”, comentou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.


20º Salãozinho de Humor

Os júris de Seleção e de Premiação da 20ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba tiveram início na manhã desta terça-feira (9), no Engenho Central. Os jurados, a arte-educadora Érica Frasson, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, e o publicitário Maurici Scarpari, assessor da Semac, avaliam os 1.969 trabalhos inscritos, provenientes de alunos de 7 a 14 anos de idade de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba e diversas outras cidades do Brasil. O Salãozinho integra a programação oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.


Esculturas enviadas passaram por seleção nessa terça-feira (9) - Imagem:

Nos 883 desenhos enviados ao Salãozinho, que se enquadram em cartum, charge, caricatura e HQ/tiras, e nas 204 esculturas inscritas, alguns dos temas abordados são meio ambiente, saúde, tecnologia, guerra e entretenimento. Há desenhos coloridos e monocromáticos, com diferentes traços. E há esculturas produzidas, inclusive, com materiais recicláveis, como caixas de papelão e rolinho de papel higiênico. Entre as cidades representadas nesta edição, além de Piracicaba, estão Belém, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro.


“Estamos vendo que, em relação à temática saúde, o coronavírus da Covid-19 foi o grande destaque nos trabalhos dos estudantes. E em se tratando de meio ambiente, o desmatamento é o que mais aparece. São assuntos que, de fato, devem estar em discussão na sala de aula, para que as crianças e jovens reflitam sobre o meio em que vivem”, falou a arte-educadora Érica Frasson.


Érica Frasson e Maurici Scarpari são os jurados do Salãozinho de Humor deste ano - Imagem: Sabrina Franzol

De acordo com os jurados, os critérios analisados nas obras para seleção e premiação são criatividade, traço e contorno, materiais utilizados, orientação/direcionamento da ideia e a piada. “Estamos falando de um Salão de Humor, então, o trabalho precisa produzir o riso. E ele tem de ser espontâneo, não pode demorar muito para acontecer ao se olhar a obra”, afirmou o publicitário Maurici Scarpari. E acrescentou. “Nosso trabalho como jurados é de lapidar talentos. Não é uma tarefa fácil, porque estamos aqui levantando discussões de como esses talentos podem ser polidos, aprimorados”, comentou.


PREMIAÇÃO

Serão conferidas no Salãozinho de Humor seis premiações ao todo, sendo troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada faixa etária, de 7 a 10 anos de idade e 11 a 14 anos. Os trabalhos premiados farão parte do acervo do Salão. A cerimônia de premiação do Salãozinho está agendada para o dia 12 de outubro, em local e horário a serem divulgados posteriormente.


SERVIÇO

49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba - abertura: 27/08, às 19h, no Teatro Erotides de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, no Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Salãozinho de Humor de Piracicaba - abertura: dia 27 de agosto, no Armazém 14 do Engenho Central. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br. Mais informações: salaointernacionaldehumor.com.br.





Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page