naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Instituto Sindical de Piracicaba amplia defesa de trabalhadores em campanha salarial

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • 31 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

O encontro foi realizado no Sifrucap e coordenado pelo presidente do Instituto Sindical, Juca dos Metalúrgicos - Foto: Divulgação

O Instituto Sindical de Piracicaba, que representa pelo menos 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados, vai fortalecer ainda mais as ações sindicais nos diversos conselhos da cidade, assim como fará a capacitação dos dirigentes sindicais para atuarem na defesa dos trabalhadores.


O assunto foi tratado durante encontro realizado na última sexta-feira (27), no Sifrucap - Sindicato Condutores Veículos Rodoviários, Fretamento, Usinas e Transporte de Cargas Secas e Molhadas de Piracicaba, coordenado pelo presidente da entidade, Wagner da Silveira, o Juca dos Metalúrgicos, quando também foi abordada a possibilidade da ampliação da mobilização de trabalhadores de categorias que estão em campanha salarial, como dos comerciários, metalúrgicos e das indústrias do papel e papelão.



De acordo com o presidente do Instituto Sindical, para a capacitação dos dirigentes sindicais, a entidade estará celebrando parcerias visando a realização de cursos, voltados principalmente para aprofundar a importância das convenções coletivas de trabalho, assim como dos acordos coletivos de trabalho, assim como para que atuem na resolução de conflitos e na prevenção de doenças e acidentes do Trabalho. “As convenções coletivas é o principal documento, aonde estão assegurados todos os direitos e conquistas dos trabalhadores, e somente os sindicatos têm poder de negociar e celebrar. O trabalhador precisa entender que somente os sindicatos atuam na defesa dos seus interesses e fortalecer as entidades é o único mecanismos para garantir a melhor valorização, assim como ambientes seguros de trabalho”, destaca.


Já o vice-presidente do Instituto Sindical, José Antonio Fernandes Paiva, chama a atenção para as negociações das principais campanhas salariais da categoria que tem data-base neste semestre, como é o caso dos trabalhadores comerciários, papeleiros , metalúrgicos, químicos, alimentação e de asseio e conservação. “Se o empresariado não aceitar negociar decentemente e atender as reivindicações apresentadas, não estão descartadas uma grande mobilização dessas categorias na segunda semana de novembro”, ressalta.


Na reunião, os dirigentes do Instituto Sindical também declararam todo apoio à luta dos Guardas Civis Municipais de Piracicaba por um estatuto amplamente discutido com a categoria e o sindicato de representação. “Entendemos que é preciso respeitar o que foi discutido por esta importante categoria de trabalhadores, que atuam bravamente na área da segurança”, disse Paiva.


Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page