• O Canal da Lili

Instituto Afropira promove evento gratuito em Piracicaba (SP) no domingo (27)


Puxada de rede no espetáculo 'Meu Brasil Brasileiro' - Imagem: Ivan Bonifácio

Pelo segundo domingo consecutivo, o Instituto Afropira promove o evento “Afropira nos Bairros”, no domingo (27), das 14h às 19h, que tem o intuito de mostrar as atividades oferecidas semanalmente pelo Geacap (Grupo Estilo Acrobático de Capoeira), AfroEcologia e Bloco Afropira (Grupo musical percussivo), nos bairros Jardim Oriente e Parque Primeiro de Maio, em Piracicaba (SP), e divulgar o espetáculo “Meu Brasil Brasileiro – 19 Anos da Lei 10.639/03 – 14 Anos da Lei 11.645/08”.


Com participação gratuita e uma nova programação, neste domingo (27) a ação será desenvolvida no Centro comunitário do bairro Parque Primeiro de Maio, com três diferentes ambientes.


Ambiente 1: 14h – Abertura do evento; oficina de capoeira, com Mestre Marquinho; oficina de Maculelê, com Mestre Marquinho; 15h – Oficina de samba rock, com os professores Jean e Talita; 16h – Oficina de bate lata com o Grupo AfroEcologia da professora Elaine Teotonio; 17h – Apresentação do espetáculo “Meu Brasil Brasileiro – 19 Anos da Lei 10.639/03 – 14 Anos da Lei 11.645/08”, com os diretores do Instituto Afropira e os alunos do Geacap; 19h – Encerramento.


Ambiente 2: 15h – Oficina de poesia popular, com o poeta Julio Rocha; 16h – Oficina de artesanato e contação de histórias, com a artesã Erica Lima; Das 14h30 às 17h – Atendimento de cortes de cabelos com técnicas de finalização e estilização de cabelos afros e conversas sobre o tema, com a cabeleireira e modista Isabel Farias; oficina de tranças, com a cabeleireira e modista Isabel Farias; Das 14h30 às 17h – Atendimento de cortes de cabelos, com o convidado Sardinha e seus alunos.


Ambiente 3: Das 14h às 17h – Exposição de artigos afros.


No último domingo (20), também houve uma ação no bairro Jardim Oriente, mas com uma programação diferente. O projeto tem o apoio da Lei Emergencial Aldir Blanc (nº 14.017/2020). O uso de máscara será obrigatório durante todo o evento.


Afropira nos Bairros

O projeto tem o propósito de valorizar e disseminar a cultura afro-brasileira, oferecendo gratuitamente nos bairros Parque Primeiro de Maio (as terças e quintas-feiras, das 18h às 21h30) e no Jardim Oriente (as quartas-feiras, das 19h às 21h), aulas de capoeira, dança afro e música com o Bloco Afropira e AfroEcologia.


Meu Brasil Brasileiro

O casal formado por Elaine Teotonio e Mestre Marquinhos, desenvolve projetos culturais e, entre eles, o “Meu Brasil Brasileiro” que, em 2019, foi transformado em espetáculo. Nele, Elaine apresenta o que os alunos do ensino fundamental e médio estariam aprendendo em sala de aula com a aplicação da lei 10.639/03. Também oferece sugestões do que os professores podem aplicar em suas aulas, a partir do contato com o espetáculo, tudo isso com apresentações de dança guerreira, maculelê, puxada de rede, capoeira, artesanato com a confecção e contação de história das bonecas abayomis, história das tranças nagôs, poesia, samba rock e música com o Bloco Afropira.


O espetáculo conta com o casal, com os alunos do projeto e a participação dos demais diretores do Instituto Afropira. Neste ano de 2022, o projeto ganha um foco maior com o intuito de ampliar sua visibilidade e mobilizar população e autoridades.


São 19 anos da Lei 10.639/03 (09/01/03) que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas e já 14 anos da Lei 11.645/08 (10/03/08) que inclui a história e cultura indígena.


Instituto Afropira

O Afropira é um coletivo que tem como objetivo promover a cultura afro-brasileira na cidade de Piracicaba. Tudo começou em 2013, quando a cantora Elaine Teotonio e o Mestre de capoeira Marcos Farias, deram os primeiros passos para a realização do evento Afropira, junto a outros grupos e coletivos da cidade, levando à sete comunidades de Piracicaba o que mais tarde se tornou um festival no Parque do Engenho Central. Hoje como Instituto, o Afropira é composto pela cantora e produtora Elaine Teotonio, o Mestre de Capoeira Marcos Farias, artesã Erica Lima, cabelereira Isabel Farias, o professor de samba rock Jean Bastos e o poeta Julio Rocha.


SERVIÇO

Afropira nos Bairros: Domingo (27), das 14h às 19h. Local: Centro Comunitário do bairro Parque Primeiro de Maio, à rua Antônio Ferraz de Arruda, 405. Evento gratuito.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon