• O Canal da Lili

Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho


Primeiro trimestre é período favorável para recolocação no mercado de trabalho - Imagem: Divulgação

Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo o coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera, professor Diogo Rosa da Silva, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.


“É importante estar preparado para oportunidades que podem surgir com o início de 2022, muitas vagas são ocupadas no primeiro trimestre e profissionais que estão parados, mas possuem experiência, podem aproveitar o momento para recolocação no mercado”, afirma o docente. “Umas das áreas mais aquecidas nesta época é a de Ciências Contábeis, quando acontece a entrega de diversas obrigações acessórias das empresas e a proximidade da declaração de imposto de renda de pessoas físicas, abrindo muitas posições efetivas e, também, estágios”, complementa.


De acordo com o professor, não existe fórmula mágica para se destacar em processos de seleção. "Mas algumas dicas simples podem ter efeito promissor na disputa por uma vaga”, acredita.


O professor selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:


Fique on-line!

Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional. “Principalmente com a pandemia e o distanciamento social, o Linkedin deve ser utilizado como cartão de visitas para quem quer voltar a trabalhar”, afirma Diogo Rosa.


Leia notícias!

As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor forma de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. “É importante que haja uma rotina e organização para ler jornais e portais, pelo menos quatro dias por semana, para ficar por dentro do que está acontecendo”, recomenda o especialista.


Prepare o currículo!

“As informações profissionais devem estar expostas de maneira a valorizar sua trajetória”, pontua o professor. “O ideal é apresentar dados pessoais de forma sucinta e reservar espaço para descrever a evolução do candidato em trabalho e educação”, completa.


Valorize contatos!

Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “Não se trata de bajulação, que tem o efeito contrário, mas é necessário estabelecer uma conexão com outras pessoas e criar uma rede de contatos”, reflete o docente. “Devemos lembrar que uma indicação pode ser a primeira etapa de um processo de contratação”, completa.


Seja confiante!

A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Apostar na verdade e acreditar no seu potencial, no aspecto profissional e pessoal, é um caminho para valorizar a sua reputação e esse traço é bem recebido por empresas. O candidato deve destacar as suas habilidades e sonhos com humildade e confiança”, afirma.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon