top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

IBP, Universidade Zumbi dos Palmares e Iniciativa pela Equidade Racial se unem em prol de ações


Em conjunto, entidades estabeleceram iniciativas, estudos, eventos, cursos e ações para potencializar a representatividade nos setores público e privado da indústria de energia - Imagem: Divulgação

O IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás , a Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial celebraram, no último dia 28 de junho, dois acordos que visam promover ações de D&I - Diversidade e Inclusão no ambiente corporativo da indústria de óleo e gás do País. Foram assinados um acordo de cooperação e um termo de adesão que preveem a utilização do intercâmbio de conhecimento, eventos, bolsas de estudos, cursos e demais meios para que, de fato, atraiam, capacitem e retenham jovens negros e negras no mercado de trabalho do setor de energia brasileiro.



A parceria do IBP com a Universidade Zumbi dos Palmares foi selada com a assinatura de um acordo de cooperação que tem como objetivo dar visibilidade a profissionais negros e negras no setor público e privado de óleo e gás. “Agradecemos à Universidade Zumbi dos Palmares pela oportunidade dada ao IBP com essa parceria, que nos permite construir pontes de representatividade. Com 56% da população do Brasil negra e parda, cabe a nós, do IBP, mostrar que está faltando representatividade negra, principalmente nos cargos de liderança”, declarou Fernanda Delgado, diretora-executiva Corporativa do IBP.


O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, o professor doutor José Vicente, destacou que o acordo concretiza um desejo antigo da comunidade negra. “Sempre achamos que a indústria petrolífera pode e deve ser um agente de transformação em prol da igualdade racial. Como que este setor pode fazer isso? Contratando os jovens negros e negras recém-formados nas universidades, absorvendo essa mão de obra qualificada e dando oportunidades para que eles ocupem os cargos de gestão e de alta liderança”, ressaltou o reitor.


COMPROMISSOS EMPRESARIAIS

O IBP ainda firmou, junto à Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, uma carta de adesão à agenda de trabalho expressa em 10 compromissos que as empresas têm que ter com a promoção da igualdade racial. Para Tatiana Pio, coordenadora geral da Iniciativa Empresarial, é importante quebrar barreiras e buscar diversidade no topo. “Sabemos que a base das empresas são diversas. Porém, nosso trabalho tem que efetivamente concretizar a diversidade racial com pretos e pretas tomando decisões nas companhias. É essa quebra de barreiras que muda toda a sociedade para melhor”, afirmou Tatiana.


parceria do IBP com a Universidade Zumbi dos Palmares foi selada com a assinatura de um acordo de cooperação - Imagem: Divulgação

O evento também discutiu onde é possível avançar. Para Fernanda Delgado, do IBP, é preciso representatividade de pensamentos e, para isso, tem de haver mapeamento e capacitação. Neste sentido, ela defende o protagonismo de mulheres, negros, PcD, LGBTQIAPN+ e de todas as novas formas de pensamento necessárias para o mercado de trabalho evoluir.


“Para progredir, vamos lançar, em breve, um formulário de preenchimento voluntário de autoidentificação de profissionais negros no setor de óleo e gás. Além disso, visamos preparar jovens negros e negras por meio de trilhas de aprendizagem para qualificação no setor de energia, com base em quatro eixos fundamentais da nossa indústria: tecnologia, gestão financeira, gestão e jurídico", anunciou a diretora-executiva Corporativa do IBP.


Assista à cerimônia de assinatura do termo de cooperação e da carta de adesão clicando aqui.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page