• O Canal da Lili

Grupo Mulheres do Brasil: programação em prol da saúde mental

Um dos temas que mais esteve em evidência no último ano foi a saúde mental. Não é para menos, afinal, a pandemia trouxe à luz um problema que há muito andava pelas sombras. A ansiedade, depressão, burnout sempre permearam as empresas e os lares, mas foi com o surgimento da Covid-19 que essas doenças ganharam um status alarmante. No Brasil, a primeira fase de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no final de 2020 detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.

Grupo Mulheres do Brasil aderiu à Campanha Janeiro Branco - Imagem: Pixabay

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. Por essa razão, o Grupo Mulheres do Brasil aderiu à Campanha Janeiro Branco - criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão - voltada à conscientização e à promoção da Saúde Mental.


Até 31 de janeiro, está sendo transmitida pelo Instagram @grupomulheresdobrasil uma programação de Lives, rodas de conversas, materiais de apoio e dicas, com acesso gratuito, em que grandes especialistas em saúde mental compartilham conhecimentos e mostram como é possível melhorar a qualidade de vida com a ajuda do autoconhecimento, ferramentas de autocuidado e de tratamento adequado, quando necessário.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon