top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Ginecologista revela fatos importantes sobre a menopausa para a saúde e bem-estar da mulher


Para muitas mulheres, a menopausa é um período temido e pouco conhecido - Imagem: Divulgação

Para muitas mulheres, a menopausa é um período temido e pouco conhecido. No entanto, ao longo dos anos, tem havido um movimento para quebrar esse tabu e aumentar a conscientização sobre o tema, seus sintomas, seus impactos, e principalmente, seus tratamentos. A ginecologista Beatriz Tupinambá, que também é especialista em Modulação Hormonal, Medicina Ortomolecular, Reprodução Humana e Longevidade da mulher, responde dúvidas importantes sobre a menopausa.


''Todas as mulheres precisam ter conhecimento sobre o funcionamento de seus corpos. A menopausa mal cuidada pode ser a causadora de muitas outras doenças, e quase ninguém sabe disso. Tem pessoas que acham que a menopausa é apenas um período, mas não, é para a vida toda'', revela Beatriz Tupinambá.



A menopausa é uma fase natural da vida de uma mulher em que os ovários param de produzir óvulos e os níveis hormonais, como o estrogênio e a progesterona, diminuem. Isso pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis, como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor, secura vaginal, problemas de sono e outros. Confira as informações da médica Beatriz Tupinambá:


O que fazer com os alimentos inflamatórios na menopausa? É necessário zerar os alimentos como leite, derivados e glúten?


Resposta: Vale dizer, que cada mulher possui um tipo de menopausa, como se fosse uma identidade. Então, depende do grau de inflamação que a paciente tem. Se ela estiver com fogachos diariamente, provavelmente ela está muito inflamada. E com isso, também não deve dormir direito. Então, isso significa que é preciso zerar essa inflamação o quanto antes. Ter qualidade de vida é uma escolha. Mas se a mulher não apresenta nenhum sintoma, comer uma vez ou outra esses alimentos, não há mal algum. Mas se a mulher está se sentindo péssima (com diversos incômodos), e quer melhorar, a dica de ouro é: zerar tudo, cortar todos esses alimentos inflamatórios.


Mulheres que fazem tratamento de câncer, podem fazer reposição hormonal?


Resposta: Não. É uma contraindicação absoluta. Hormônios não causam câncer, mas a maioria deles têm receptor para hormônio, ou seja, quando a pessoa alimenta o corpo com mais hormônios, o câncer pode crescer mais rápido. Normalmente pessoas com câncer usam, na verdade, bloqueadores para deixar o tumor quieto, e não acelerar o crescimento dele.


Como acelerar o processo de menopausa?


Resposta: Se a mulher tem alteração hormonal, estresse, falta de suplementação, intestino inflamado (quando não funciona direito), uma qualidade ruim do sono, e nada disso é corrigido adequadamente, ela chegará na menopausa de forma mais rápida.


Tem como a mulher sentir os efeitos da menopausa com menos intensidade?


Resposta: Sim, tem. Eu sempre digo para pacientes, alunas e seguidoras das redes sociais, que é essencial que o tratamento comece antes da chegada da menopausa, já no período do climatério. Mas, é muito importante também fazer exercícios, musculação (para auxiliar na perda da massa magra), suplementação correta e personalizada, controle do estresse (este ponto é importantíssimo), reposição hormonal (se necessário) e dieta equilibrada.


Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page