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Fim de ano: especialista dá dicas para quem vai participar de processos seletivos de emprego


Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador - Imagem: Divulgação

Geralmente, no fim do ano as empresas começam a buscar profissionais temporários. Dados da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), revelam que o mercado deverá gerar 565 mil vagas de emprego temporárias no País até o final do ano. A perspectiva é 20% maior do que o ano passado, quando foram criadas 471.300 vagas.


O coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da Anhanguera, Ricardo Saad, explica que, para aproveitar melhor as oportunidades de entrevista que surgem nesse período, o profissional deve pesquisar o perfil das empresas. "É considerado um diferencial quando o candidato demonstra que conhece o ramo de atuação e os objetivos da empresa", explica.


O especialista indica evitar, durante as seleções, frases feitas ou clichês - como por exemplo, dizer que trabalhar na empresa é o sonho do profissional. "Ao invés disso, aproveite a oportunidade para destacar de que forma suas experiências anteriores podem contribuir com os objetivos de negócio da firma", orienta.


O candidato deve ter em mente, ainda, que com a retomada econômica muitas empresas poderão vir a efetivar os funcionários temporários. "Toda chance de emprego, mesmo de uma vaga temporária, deve ser encarada como uma grande oportunidade para mostrar suas melhores habilidades e todo o seu potencial", acrescenta.


Para auxiliar quem busca uma nova oportunidade, o professor elencou seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos:


1 - Redes sociais

As redes sociais são como uma vitrine que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado "emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn podem auxiliar na visibilidade profissional. Mas para isso, é preciso manter um perfil profissional alinhado às tendências de mercado e sempre atualizado.


2 - Preparo do CV

A melhor forma de se preparar um currículo sempre foi um assunto bastante abordado. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e aumenta as chances de sucesso. Colocar as habilidades e os conhecimentos em destaque vai ajudar a chamar a atenção do recrutador.


3 - Cadastramento do CV em sites de Recrutamento

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais. Lembre-se: só quem é visto, é lembrado. Preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas em que se inscreveu.


4 - Desenvolvimento de habilidades comportamentais

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar a vaga.


5 - Preparação profissional

Em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, é difícil escolher qual seguir. O ideal é realizar um teste profissional para seguir o que está mais próximo de suas competências individuais. É importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em Recursos Humanos ou Psicologia.


6 - Especialização em uma única área

Engana-se quem imagina que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize. Assim, você será o melhor na sua área de atuação e não faltará trabalho. Lembre-se de que o mercado está cheio de profissionais medianos, portanto seja o profissional excelente. Quanto mais apropriação você mostrar sobre dado assunto, maiores serão as oportunidades no mercado de trabalho.


Segundo o professor, depois de aprovado o profissional deve se lembrar de que não existe tarefa pequena. "Por menor que pareça a atividade que lhe foi passada, realize sempre da melhor maneira possível. Essa atitude é um diferencial para abrir as portas do crescimento dentro de qualquer empresa", afirma.


Mais dicas sobre carreiras

A Kroton, detentora da marca Anhanguera, disponibiliza o Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade com vagas direcionadas a alunos e ex-alunos e diversas dicas profissionais gratuitas para toda a comunidade. No portal é possível encontrar vídeos com dicas sobre desenvolvimento profissional, como criar e destacar o currículo, administração de LinkedIn, tendências de processos seletivos, empreendedorismo e relatos de profissionais muito bem alocados no mercado de trabalho. Mais informações acesse o site: https://canalconecta.com.br/ .


Kroton/Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos. Em 2014, a Anhanguera passou a integrar a Kroton. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Acesse o site https://www.anhanguera.com/ e o blog https://blog.anhanguera.com/category/noticias/ para mais informações. Informações sobre a Kroton: https://www.kroton.com.br/ .

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