Os festivais gastronômicos servem como importante ferramenta para fomentar a economia por meio do turismo gastronômico, gerando fluxo nos restaurantes, bares e lanchonetes ao mesmo tempo em que valorizam a cultura local por meio dos pratos desenvolvidos. Assim, em seu terceiro ano, o Festival de Inverno do Alto da Serra tem por objetivo firmar a cidade de São Pedro como referência em Turismo Gastronômico, qualificando empresários e colaboradores e apoiando o desenvolvimento de pratos que valorizem a culinária local e proporcionem experiências marcantes para os clientes.
O Festival vai até dia 4 de agosto e é importante consultar as informações, pois alguns empreendimentos funcionam exclusivamente aos fins de semana. E no Instagram @fest.invernosaopedro é possível acompanhar todas as novidades e participar dos sorteios promovidos pela organização do evento.
Desenvolvido em duas etapas, primeiro aconteceram a capacitação dos empresários e seus colaboradores e o desenvolvimento dos pratos, com cursos e consultorias individuais nos estabelecimentos; agora, teve início a oferta dos pratos preparados nos estabelecimentos participantes, incentivando a visita dos turistas em cada empreendimento, oferecendo uma oportunidade de encantar e conquistar clientes.
Com apoio da Associação Comercial e do Conselho Municipal de Turismo, o principal objetivo do Festival é fomentar os empreendimentos de Alimentação Fora do Lar, incentivando turistas e moradores a adquirirem o hábito de se alimentarem fora de casa, aumentando o número de clientes e trazendo sustentabilidade para os empreendimentos a médio e longo prazo, muito além dos ganhos imediatos com os clientes que serão atingidos e impactados pelo Festival.
Ao todo, 15 restaurantes localizados no Alto da Serra do Itaqueri estão participando, cada um com um prato especialmente desenvolvido para esta edição. As opções vão de entradinhas, como a sardela com pão italiano, o cuscuz nordestino de queijo meia cura, um saboroso caldinho de feijão ou creme de batata com bacon, a pratos quentes, como polenta com ragu de cogumelos, foundue de picanha com queijo, escondidinho de queijo caseiro, frango recheado ao molho de gorgonzola, pizza de abobrinha com cogumelos da Serra, a sobremesas, como o crepe de banofee ou o petit gateau de doce de leite, passando por bolinho de chuva servido com chá de amendoim, licores caseiros e um café cremoso servido com chantilly e kitkat.
Serviço
III Festival de Inverno do Alto da Serra de São Pedro: de 12 de julho a 4 de agosto.
Participantes e informações: @fest.invernosaopedro; @bar.da.rampa; @donarosaemporium; @estacaodacachaca; @la_pasta_saopedro; @mafaldacafe; @mrsamdaserra; @oficinadochurrascosp; @sitiocoloninha1; @paioldoalemao; @rest.santoantonio; @parquealtodaserraa; @ranchodatirolesa; @seriemasparrilla; @pousadasonhodocampo.
Comments