• O Canal da Lili

Facção Caipira convida Julico e JulianaLinhares em versão futurista de Vaidade


Single é a segunda amostra do EP de remixes que antecede a celebração dos 10 anos da banda - Imagem: Pamella Kastrup

A Facção Caipira, banda carioca a um ano de celebrar 10 anos, convida os cantores Julico (The Baggios) e Juliana Linhares na versão de Vaidade, o segundo single do projeto que revisita o passado com passado junto à crew Rev Beats. Ouça o remix de Vaidade aqui, um lançamento do selo Toca Discos: https://links.altafonte.com/1nreogv .


Vaidade, a primeira música composta pela atual formação da Facção Caipira, que desde 2017 é Jan Santoro (voz/resonator), Renan Carriço (bateria) e Câmara (baixo), foi alçada ao EP de remix por questões sonoras e sentimentais. "A escolhemos pelo ritmo e pela brincadeira com o arranjo de sopros do maestro Ciro Delvizio, gravados na Toca do Bandido por integrantes da Sinfônica Ambulante de Niterói, como Edison Matos (sax), Marcelo Benvenuti (trompete e trombone) e Ernesto Molinas (tuba). E, particularmente, é uma música que fiz pra minha mãe, tenho um carinho especial por ela", explica o vocalista.


Na linearidade da Facção, Vaidade, música sobre solidariedade, compaixão, é especial também porque marca uma real mudança de sonoridade da banda, que se desgarra de composições baseadas em arranjos de gaita e violão para explorar outras possibilidades.


O remix é calcado no pop numa roupagem futurista com força na repetição de beats, que ora evoca o brega funk, ora o repente. E está repleta de melodias, principalmente entre as linhas vocais que a banda compartilha com a cantora e multi artista potiguar Juliana Linhares (nome da nova geração que já esteve ao lado de nomes 'musicais' como Chico César, Larissa Luz e Khrystal e 'cênicos' como João Falcão e Duda Maia).


Já Julico entra declarando uma poesia - de sua autoria - no solo de Vaidade, em um momento que o remix entra numa espécie de repente modernoso, que lembra algo de Siba e Chico César. "Foi legal participar, temos uma admiração mútua e aceitei na hora. Gostei das novidades que a música traz e como a banda foi cuidadosa em manter a energia da composição. Nesta declamação eu reflito sobre o egocentrismo, algo que faz mal para o indivíduo e para todo o universo - resulta num mundo cada vez mais solitário. No final, somos mesmo micropoeiras dentro disso tudo", comenta Julico.


"Adoro esta faixa e adoro a voz do Jan. Fico honrada em poder participar. A faixa tem uma potência massa nas vozes, foi legal de brincar. É uma faixa quente, uma vontade de tocar e viver dos meninos neste momento de transição em que estamos", completa Juliana.


EP Remix

Ao todo serão sete remix, de todas as fases da banda, produzidos sempre pela Facção Caipira junto à crew Rev Beats, além de convidados nos vocais. Julico (The Baggios), Juliana Linhares e Duda Brack são algumas destas participações especiais. O coletivo dos beats nasceu dentro do estúdio Toca do Bandido e é responsável pela incursão eletrônica em meio ao blues stoner brega folk rock ou qualquer outro rótulo que caiba na inventiva e ímpar sonoridade produzida por Jan Santoro (voz/resonator), Renan Carriço (bateria) e Câmara (baixo).


Foi neste momento de pandemia que o trio enfim desacelerou – sem nunca parar – e olhou para o passado, no intuito de pensar o futuro. Neste processo, ainda nos primeiros meses de isolamento social, a Facção Caipira realizou sessions on-line, o germe deste projeto: revisitar os quase 10 anos de banda a partir de um toque moderno, que é o incremento de elementos eletrônicos em algumas músicas.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon