• O Canal da Lili

Fórum debate ações e políticas públicas voltadas à conexão entre o meio ambiente e a sociedade


Corredor Caipira realiza Fórum no dia 21 de março - Imagem: Jessica Lane

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas”, está com inscrições abertas para o I Fórum Conectando Paisagens e Pessoas, que acontecerá em formato online na próxima segunda-feira (21), data em que é comemorado o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Infância. O evento reunirá diálogos e debates sobre a questão ambiental no interior paulista, além do lançamento de materiais educativos voltados a gestores e educadores. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio do link: https://fealq.org.br/eventos/i-forum-conectando-paisagens-e-pessoas/ .


O “Corredor Caipira” é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Nace-Pteca (Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), com patrocínio da Petrobras.



O Fórum, que acontecerá ao longo de todo o dia, tem como objetivo debater sobre a conexão de paisagens e pessoas a partir de uma perspectiva integradora que reúne as áreas de cultura, educação e agroecologia. Além disso, visa mobilizar as pessoas quanto à necessidade de elaborar e fortalecer políticas públicas focadas na restauração florestal.


Além de debates com professores, pesquisadores, profissionais e representantes do poder público, o evento marcará o lançamento de duas cartilhas produzidas pelo “Corredor Caipira”. Um dos materiais, voltado a gestores ambientais, apresenta o diagnóstico realizado pelo projeto quanto à situação da vegetação regional, de forma a apontar caminhos para a elaboração de projetos e políticas públicas. A outra cartilha indica caminhos para abordar a educação ambiental com as crianças a partir de árvores nativas.


Escola do Legislativo

Como parte integrante do Fórum, a Escola do Legislativo realiza, de forma simultânea e também online, a Roda de Conversa "Diálogos Sobre Agroecologia e Políticas Públicas". O objetivo é trazer à tona avanços e lacunas da agroecologia em Piracicaba, de forma a gerar troca de experiências com outros municípios. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/387 .


Corredor Caipira

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” realiza atividades de restauração ecológica e recuperação florestal em território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Outros 13 municípios são beneficiados indiretamente: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.


O objetivo da iniciativa, que tem patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, é implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no Estado de São Paulo.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon