• O Canal da Lili

Fórum das Tradições Populares: evento virtual acontece entre os dias 6 e 8 de agosto


Samba de Lenço participa do Fórum - Imagem: Tomás Leme Simoni

Acontece entre sexta-feira (6) e domingo (8), de forma virtual e gratuita, o 12º Fórum das Tradições Populares de Piracicaba, que contará com rodas de conversas e apresentações musicais, com participações do Batuque de Umbigada e do Samba de Lenço, além do Encontro de Viola Caipira. O evento, que reúne fazedores da cultura popular do município, pode ser conferido por meio do endereço virtual www.youtube.com/SescPiracicaba . Na sexta (6), a TV Câmara também transmitirá o evento.


Em 2021, o Fórum tem organização da Associação Pró-Cultura (Instituto Curau) e do ComCult (Conselho Municipal de Política Cultural), com apoio do Sesc e do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (Câmara de Vereadores) e é realizado por meio do ProAC LAB (Lei Aldir Blanc).


Piracicaba é uma cidade que guarda muito da cultura popular brasileira em suas expressões e é um reduto da cultura popular paulista e caipira. Ritmos populares importantes possuem raízes e histórias na cidade e seus arredores, como o samba de lenço, batuque de umbigada, cururu, congada, moda de viola, sertanejo, serestas, catira, entre outros. “Apesar deste protagonismo, é um grande desafio a manutenção das culturas populares do município e da região e diversos ritmos de raiz como o Cururu e a Catira, que já projetaram a cidade nacionalmente, hoje encontram raríssimos espaços na cidade”, afirma a produtora cultural Mari Pedrozo.


O Fórum das Tradições Populares de Piracicaba é realizado desde 2008, quando diversos fazedores da cultura piracicabana e representantes de instituições públicas e privadas se juntaram para apresentar e reverenciar as tradições do município, além de discutir e construir propostas de políticas públicas e ações coletivas para manutenção e fortalecimento da cultura popular.


Espaços de encontro

O Fórum das Tradições tem como objetivo proporcionar espaços de encontro entre os fazedores da cultura popular de Piracicaba e instituições públicas e privadas, para a conversa e a construção de políticas públicas e ações coletivas para essas manifestações.


Nesta edição, esta parte formativa dará início com a palestra "Construção e a importância de políticas públicas para as culturas populares e tradicionais”, com Aurélio Prates, que é artista popular periférico e independente. É Articulador de Políticas Públicas Culturais dentro do Fórum de Cultura de Cidade Ademar e Pedreira na zona sul de SP; e Integrante do MCCSP (Movimentos Culturais da Cidade de São Paulo).


No sábado, haverá Roda de conversa com os grupos da cultura popular de Piracicaba, de forma a promover trocas de experiências sobre a fazer cultural e suas diversas manifestações, com participação do "Samba Lenço - Mestre Tonho"; "Batuque de Umbigada - Casa de Batuqueiro" e representantes da Viola Caipira. O encerramento ficará à cargo de um grande fórum para elaboração de uma carta de intenção para as culturas tradicionais com intuito de valorização, melhoria e ampliação das políticas públicas culturais para este segmento.


Compondo a programação, ainda acontecerão três shows com os grupos populares piracicabanos Samba de Lenço Mestre Tonho, Casa de Batuqueiro (Batuque de Umbigada) e um Encontro de Viola de Caipira com Marcela Costa, Toninho da Viola e Nazaré, Gustavo e Gabriel, Pedro e Pedrinho. As apresentações foram gravadas diretamente da Casa do Povoador e de espaços na beira do Rio Piracicaba, território de muita importância para todas estas culturas.


Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal do Sesc Piracicaba no YouTube, e na sexta (6) além do Sesc, será transmitida também pela TV Câmara. Para assistir: https://www.youtube.com/SescPiracicaba .


Este projeto é uma organização da Associação Pró Cultura de Piracicaba (Instituto Curau) e CoMCult, com apoio do Sesc Piracicaba, Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Câmara dos Vereadores e Secretaria de Cultura de Piracicaba, realizado a partir do ProAC LAB com realização Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon