top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Férias de julho: nutricionista dá dicas de receitas divertidas para fazer com as crianças


Carina Alcalá, professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera, ressalta alternativas de introduzir uma alimentação saudável e lúdica neste período - Imagem: Divulgação

Com a chegada do mês de julho e das férias escolares, muitos pais e responsáveis ​​enfrentam o desafio de manter as crianças entretidas em casa. Seja por meio de brincadeiras ou lanches, os pequenos adoram se envolver, gastar energia e aproveitar ao máximo esse período de descanso. Para ajudar a planejar esse tempo livre, a professora de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Carina Alcalá, aponta que os cuidadores precisam entrar na brincadeira e usar a criatividade, optando por preparações feitas em casa, de preferência junto com a criança.


“As frutas e hortaliças podem ajudar a colorir as preparações de forma lúdica. Já as refeições temáticas são excelentes para incluir novos alimentos, entre elas, a sopa do Hulk (couve ou brócolis), arroz da Peppa (cozido com beterraba batida), entre outros. Outra sugestão é utilizar fôrmas e utensílios com formatos divertidos (personagens, desenhos, frutas), assim como brincar com as crianças de montar carinhas nos pratos, cabelos de alface, boca com tomate e olhos com cenoura”, orienta.


A professora destaca que todas as receitas podem ser ressignificadas para versões mais saudáveis, introduzindo a alimentação de forma lúdica. “Por exemplo, em bolos e tortas, podemos substituir a farinha de trigo por farinha integral, de aveia ou amêndoas. O açúcar e o óleo também podem ser reduzidos pela metade, e adicionar uma maçã ralada ou banana amassada em bolos pode ajudar a deixá-los mais doces e úmidos, assim como uma forma de fazer com que as crianças comecem a comer as frutas”.

Outra dica da Carina é preparar alimentos em casa que já são conhecidos e apreciados pela garotada. “Faça nugget caseiro, hambúrguer com carne moída magra, ketchup caseiro, batatas “fritas” no forno ou fritadeira elétrica, milk-shake de frutas congeladas, pipoca caseira e fondue de frutas com chocolate amargo”.

Além de realizar as receitas divertidas com as crianças em casa, a nutricionista recomenda fazer piqueniques ao ar livre, na sala de casa ou dentro de uma barraca improvisada com lençóis, plantar verduras em um pequeno vaso, levar os pequenos em locais que tenham pés de frutas para que possam ser retiradas por eles, pois isso vai contribuir para férias mais divertidas e saudáveis.

A professora de Nutrição da Anhanguera aponta ainda que os responsáveis devem evitar deixar à disposição da criança alimentos ultra processados, ricos em açúcar, gordura e sal, como salgadinhos, balas, chocolates, biscoitos e doces em geral.


留言


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page