top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Evento de hip hop promete movimentar Piracicaba (SP) com oficinas, palestras e batalha de dança


O reconhecido Daniel Garnet ministrará uma palestra no evento - Imagem: Arquivo pessoal

Nesse fim de semana, nos dias 5 e 6 de agosto, a cidade de Piracicaba (SP) recebe um evento gratuito em homenagem ao arte-educador Oscar Rosa, que faleceu em 2019. Realizado pelo projeto Hip Hop Pira com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo e do ProAC, o evento nomeado como “Hip Hop Pira – Oscar Rosa”, será na Casa do Hip Hop de Piracicaba.


O projeto tem o intuito de enaltecer e dar continuidade a formação de jovens e adolescentes, por meio de oficinas e vivências artísticas que possibilitam a valorização e a preservação da cultura hip hop para despertar novos talentos, como dançarinos, DJs, grafiteiros, MCs e promover a socialização dessas pessoas dentro e fora da sua comunidade.







“Desde que ele morreu, a gente deu uma parada com o movimento na cidade e depois entrou a pandemia. Agora decidimos voltar, porque o Oscar era uma cara que nunca parava e hoje eu continuo o legado que ele deixou dando aulas, formando alunos e professores de dança, que era o sonho dele”, comentou Guilherme Pereira dos Santos, um dos idealizadores do projeto.


A premiada bailarina Sté Peres, de Campinas, estará presente no evento para ministrar uma oficina - Imagem: Divulgação

O evento gratuito contará com diferentes oficinas, palestras, expositores, batalha de dança e até festas. Confira a programação:


Dia 5 de agosto – Casa do Hip Hop Ladeira

10h – Oficina de break dance para crianças, com Muriel (não precisa de inscrição).


Local: Casa do Hip Hop Paulicéia

10h30 – Oficina de DJ, com DJ Fox (inscrições e informações pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfzzXJqIJmXPNdw3qrp-a5S__1a4Q9S-vm7iN0XK5mwaT4Tmg/viewform) ;


Das 13h às 19h – Expositores do projeto Quebrada Criativa;



13h – Oficina de hip hop, com Ste Peres, de Campinas (não precisa de inscrição);


14h – Palestra sobre Hip Hop, com Daniel Garnet;


15h30 – Batalha de All Style (Inscrições e informações pelo link: https://forms.gle/kuzm4hLzExPjf8Uo9);


19h – Baile com DJ Fox e DJ Vitinho.


O grande DJ Fox, de São Paulo, estará presente no evento para uma oficina e agitar o baile - Imagem: Arquivo pessoal

Dia 6 de agosto – Casa do Hip Hop Paulicéia

Das 9h às 19h – Expositores do projeto Quebrada Criativa;


11h – Oficina de grafite, com Dioorges Moura (inscrições esgotadas);


12h – Oficina de krump, com Tay Corvinus (não precisa de inscrição);


14h – Oficina de hip hop, com Carolini Soares, de Americana (não precisa de inscrição);


15h30 - Apresentação de grupos de dança e homenagem ao Oscar e familiares;


19h – Baile com DJ Roo e DJ Markinho.


Todas as informações do evento estão sendo divulgadas nas redes sociais da Casa do Hip Hop de Piracicaba (@casahiphoppiracicaba).





Quem foi Oscar Rosa

Nascido em Piracicaba, Oscar iniciou a sua carreira como arte-educador e professor de dança, em 2003, na cidade. As suas primeiras aulas foram no projeto do Governo Estadual Escola da Família e depois na Casa do Hip-Hop, Fundação Casa, Casa do Amor Fraterno, projeto S.O.S Bombeiro, projeto Esporte Social e outros.


A sua formação englobou os estilos: dança urbana, black charm, all style e breaking. Também participava de eventos fazendo cosplay. Suas ações contribuíram para formar jovens e adolescentes como arte-educadores e professores de dança e despertou em seus alunos o interesse pela área da cultura, arte e esporte.


Oscar Rosa - Imagem: Arquivo Pessoal

Oscar Rosa faleceu em 2019, aos 39 anos, vítima de uma parada cardíaca, deixando vários alunos, familiares e colegas de trabalho que continuaram seguindo seus passos na cultura e na cena do Hip Hop em Piracicaba e região.


Hip Hop Pira

O coletivo Hip Hop Pira surgiu em 2018 na comunidade periférica do Paulicéia, zona sul de Piracicaba. O objetivo é difundir os diferentes tipos de danças urbanas do hip hop entre os adolescentes e jovens de Piracicaba e região.


O coletivo foi motivado por Oscar Rosa que apoiava os projetos com novas ideias de ações. Juntos já organizaram oficinas, apresentações de dança e divulgação em importantes eventos da, como o Brasil UP 4, Festival Black House, Encontro de Danças Urbanas e aniversário da casa Hip Hop Piracicaba. Em 2022, foi realizado STR8 Krump, evento voltado para a modalidade do Krump (Lei Aldir Blanc 2021).


Fazem parte do coletivo Camila Rodrigues, Sabrina Rodrigues, Johnes Oliveira, Guilherme Pereira dos Santos, Jennifer Fernanda Moraes Alves e William Muriel dos Santos. Analisando toda a trajetória do Coletivo Hip Hop Pira, pode-se afirmar que o projeto é fruto da Casa Hip Hop Piracicaba e de Oscar Rosa. Os seus conselhos, muitas vezes visionários, foram fundamentais para que o coletivo se fortalecesse na cidade.


Serviço

Hip Hop Pira – Oscar Rosa: dia 5 e 6 de agosto. Local: na Casa do Hip Hop de Piracicaba, à rua Jaçanã Altair Pereira Guerrine, 188, bairro Higienópolis, em Piracicaba (SP). Entrada e participação gratuita.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page