• O Canal da Lili

Estância de São Pedro (SP) completa 141 anos com Festival de Jaracatiá e shows musicais


Adriana Veroneze e Ludmilla Fonseca, autora e organizadora do livro de receitas, respectivamente - Imagem: Prefeitura de São Pedro

No dia 22 de fevereiro, São Pedro (SP) chega aos 141 anos de fundação. Para comemorar o aniversário da Estância Turística, a Prefeitura preparou programação diversificada, com atividades totalmente gratuitas, entre os dias 18 e 22 de fevereiro. No cronograma estão Festival de Jaracatiá, food trucks, plantio de árvores, turismo guiado e apresentações musicais e de teatro, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para conter o avanço da pandemia da Covid-19. A programação completa está disponível no site da prefeitura (www.saopedro.sp.gov.br ).





Árvore-símbolo de São Pedro, o jaracatiá é um fruto nativo da Mata Atlântica, cítrico, amarelo e de formato alongado, visualmente semelhante ao mamão papaya. No festival, que acontece neste ano em uma cozinha caipira montada no Largo da Matriz, o fruto aparece no tradicional doce de compota e também como ingrediente principal de outras experiências gastronômicas. A cozinha fica sob responsabilidade das irmãs Ana Maria e Maria Eli, do “Duas Irmãs”.


O jaracatiá é, ainda, o mote do livro de receitas Sítio Coloninha I – As Riquezas do Jaracatiá e do Campo, que será lançado oficialmente no dia 22. A obra é de autoria da empresária e culinarista são-pedrense Adriana Gomes Veroneze e foi organizada pela da chef de cozinha Ludmilla Fonseca. O livro foi produzido com recursos da Lei Aldir Blanc e em parceria com culinaristas da cidade e com a Emeb “Iracy Bertochi”.


Doce de jaracatiá - Imagem: Divulgação

ATRAÇÕES

Também na Praça Gustavo Teixeira, de 18 a 22 deste mês, tem megafestival de foodtrucks, a partir das 17h, com música ao vivo. Entre as atrações estão Sheba e Banda e Moacir & Moises, Petesix e Bring It Down Blues, SOS Mondo e Lucas e Karina, Samba D´Aninha e Kaline Volpato e Gariel Allan e Banda.


Durante estes dias ocorrem, ainda, atividades recreativas para o público infantil, como oficinas artísticas e vivências com esportes de aventura. Algumas das oficinas são pintando com palitos, bonecos de lã e carimbos com folhas. Quanto aos esportes, as crianças poderão ter contato com a prática do rapel, escalada e slackline, além de passeio de quadriciclo.


“São Pedro chega aos 141 anos com muita vivacidade. Nossa cidade está se desenvolvendo a passos largos e não podemos deixar de celebrar. Pensamos, então, para evitarmos aglomerações por conta da Covid-19, em atividades para toda a família e em locais abertos, para que a população possa aproveitar da melhor maneira e de forma sadia ”, comentou o prefeito de São Pedro, Thiago Silva.


ATO CÍVICO

Na exata data em que São Pedro completa 141 anos, acontece no Hospital São Lucas - a Santa Casa de São Pedro -, ato cívico, com as inaugurações da nova fachada da unidade de saúde, do laboratório e da reforma da UPA, além de telão de LED para exibição de um vídeo celebrativo e de outro com informações sobre o laboratório médico, que está com novidades nos exames.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon