top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Espetáculo de dança apresenta a história do negro e destaca tecnologia e conhecimentos africanos


Espetáculo Meu Brasil Brasileiro - Imagem: Preto Fortunato Audiovisual-25

O espetáculo de dança afro-brasileira “Meu Brasil Brasileiro”, que traz à tona a história do negro no País, será apresentado em seis diferentes espaços públicos do interior paulista entre os meses de maio e junho de 2023. A primeira apresentação acontece no próximo sábado (20), em Tietê (SP), à rua São Benedito, 367, no bairro Zico Pires. A realização é da ETC Produtora, com apoio do Geacap - Grupo Estilo Acrobático Capoeira), Instituto Afropira, Batuque de Umbigada Mestre Herculano e Coletivo Anhuma. O projeto foi contemplado pelo ProAc - Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo.





Com o intuito de apresentar um repertório de atividades para auxiliar professores e gestores de ensino fundamental e médio, focado na implementação da Lei 10.639/03, que completou 20 anos, substituída pela Lei 11.645/08 (que estabelece a inclusão do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileiras nas escolas), garantindo o acesso de toda população a este conteúdo, “Meu Brasil Brasileiro” destaca a tecnologia e o conhecimento trazidos do continente africano, que ajudaram no crescimento do País.


A história é contada em oito atos por trinta artistas, entre dançarinos, músicos e uma atriz, que interpreta uma professora que transforma o público em seus alunos, intercalando com apresentações de tradições afro-brasileiras, como dança guerreira, dança tribal, maculelê, puxada de rede, batuque de umbigada, ijexá, baião, samba-reggae, samba-enredo e capoeira.


Com uma hora e 40 minutos de duração, o espetáculo é aberto a toda a população, com o foco em receber professores, gestores e alunos de escolas públicas. Traz à tona uma pesquisa que possibilita uma outra visão sobre a história do Brasil a partir das manifestações tradicionais afro-brasilera.


Cidades e oficinas

“Meu Brasil Brasileiro” passará por Tietê (20/5), Capivari (27/5), Campinas (28/5), Rio Claro (3/6), Piracicaba (4/6) e Americana (25/6). Além da apresentação do espetáculo, serão realizadas duas oficinas em cada cidade, de maculelê e percussão com o bloco afro. Todas as atividades são gratuitas.


Espetáculo Meu Brasil Brasileiro - Imagem: Preto Fortunato Audiovisual-16

História

O projeto “Meu Brasil Brasileiro” foi iniciado em 2016 com aulas de capoeira, dança afro e musicalização. Em 2019 tornou-se também um espetáculo, desenvolvido pelo Mestre Marquinho e pela musicista Elaine Teotonio.


Mestre Marquinho completou 35 anos de idade, dos quais 30 foram dedicados à Capoeira. Foi formado por seu pai, Mestre Valter que iniciou na capoeira nos anos 1970 e tem como legado ter filhos, genros, noras, netos e sobrinhos são envolvidos com a capoeira. Em 2002, a família criou o Geacap (Grupo Estilo Acrobático Capoeira).


Elaine Teotonio iniciou suas aulas de música e realizou suas primeiras apresentações aos 13 anos, iniciando efetivamente sua carreira aos 18. Em 2005, começou a dar aula de música particular e em escolas de ensino fundamental, levando às salas de aulas as bandinhas de sucata. Hoje, está à frente do AfroEcologia, uma proposta de ritmos afros executadas com grupo (bate-lata) e o Bloco Afropira, que apresenta ritmos afro-brasileiros como baião, Ijexá, samba-reggae e samba.


O casal se conheceu em 2012 e, a partir do mesmo ano, eles desenvolveram diversas ações culturais e sociais, entre elas, o Festival Afropira (considerado o maior encontro afro de Piracicaba, que chega à 10ª edição), o Potência Afro – A União dos Eventos Afros do Interior Paulista (que reúne as cidades contempladas neste projeto) e o Fenacapi.


Programação

15h - Oficina de Percussão com Professora Elaine - Gratuito com vagas limitadas


16h - Oficina de Maculelê com Mestre Marquinho - Gratuito com vagas limitadas


18h – Apresentação do espetáculo “Meu Brasil Brasileiro” - Entrada gratuita e limitada


SERVIÇO

Mais informações podem ser conferidas no Instagram: @etcprodutora



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page