• O Canal da Lili

Especialista orienta sobre os principais cuidados com os bebês durante o Verão


Ginecologista da Criogênesis dá dicas para manter a saúde dos pequenos ao longo da estação - Imagem: Freepik

A estação mais quente do ano é marcada por dias mais ensolarados, úmidos e, consequentemente, chuvosos. Durante esse período de alto calor, é bem comum que os bebês fiquem mais irritados, chorosos e com a pele avermelhada. Isso porque, assim como os adultos, sentem as mudanças climáticas, que, embora favoráveis para a diversão ao ar livre, podem afetar a saúde dos pequenos. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da clínica Criogênesis, lista hábitos essenciais para manter o conforto e bem-estar dos bebês durante a estação. Confira:


Mantenha a hidratação

Segundo o médico, por transpirarem mais, devido ao calor intenso, é comum que as crianças percam mais líquido através do suor. Sendo assim, é necessário compensar essa perda de água para que não haja desidratação. “O leite materno, dentre outras funções, mantém a hidratação do neném. Então, se ele for menor de 6 meses, deve-se oferecer a amamentação exclusiva em livre demanda. Já para as crianças acima dessa faixa etária, que já estão em fase de desmame, dar água diversas vezes ao dia é a melhor solução”, indica.


Cuidados com a pele

Como a cútis do bebê se desidrata -- e muito -- com o calor, o importante é evitar os horários de maiores intensidades solares. “É melhor que a exposição aos raios UV ocorra antes das 10h e depois das 16h, preferencialmente, com chapéus e proteção solar, evitando assim desidratação, queimaduras e insolação”, comenta.


Roupas frescas

Assim como os adultos incomodam-se com roupas de tecidos grossos durante os dias quentes, os pequenos também. Portanto, para um maior conforto, o médico sugere a preferência por roupinhas mais leves ou, até mesmo, deixá-los apenas com fralda, para que possam se sentirem mais fresco.


Prefira ventilador ao invés do ar condicionado

Principalmente se a criança possui alguma doença respiratória, como bronquite ou asma, o ideal é optar por um ventilador ou umidificadores para refrescar o ambiente. De acordo com o ginecologista, o “ar condicionado costuma retirar a umidade do ambiente, o que pode ocasionar ressecamento das vias aéreas, prejudicando as condições respiratórias”.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon