top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Especialista em Educação Física destaca benefícios da musculação para a terceira idade


Professor do curso de Educação Física da Anhanguera destaca benefícios para idosos que decidirem se exercitar com frequência - Imagem: Ilustrativa/Freepik

A prática de atividades físicas tem se tornado um ato recorrente para a sociedade, independentemente da faixa etária. Contudo, pessoas com a idade mais avançada, caso decidam incluir a musculação em sua rotina, podem assegurar diversos benefícios próprios, tornando o processo de envelhecimento mais saudável.

De acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde, é recomendável que sejam realizadas de 150 a 300 minutos de atividade semanais de intensidade moderada/alta - ininterruptas ou não.



Na opinião de Luis Veneziani, professor do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, a realização de atividades físicas pelos idosos vai impactar de forma positiva na socialização, na qualidade de vida e na avaliação de bem-estar subjetivo, no aumento de força muscular, equilíbrio, mobilidade e, principalmente, nos hábitos diários.



 “Com o decorrer dos anos, devido ao envelhecimento, temos uma diminuição natural da massa muscular e da massa óssea. No entanto, esse processo pode ser adiado com um treinamento resistido (musculação), mas o resultado não aparece de um dia para outro, ele é um processo de constância e disciplina”, destaca o especialista.


É importante salientar que o incentivo deve ser feito constantemente para que idosos sigam se exercitando, visando melhorar a sua qualidade de vida e aumentando sua longevidade. Mas, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou processo de fortalecimento muscular, é necessária uma avaliação detalhada, para que se possa mensurar a real necessidade individual e, a partir disso, estabelecer as possibilidades.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page