Especialista em administração orienta sobre estratégias para o momento favorável às vendas
- O Canal da Lili
- 9 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

O brasileiro está mais propenso a realizar compras, segundo um estudo realizado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Na passagem de março para abril, a ICF (Intenção de Consumo das Famílias) aumentou 2,7%, a quarta alta consecutiva do indicador, que bateu o seu maior nível (78,5 pontos) desde maio de 2020. Especialistas da área de negócios afirmam que este é o momento ideal para alavancar vendas e destacar empreendimentos.
A coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professora Máyra Ferreira Candido Monteiro de Castro, explica que os destaques para o ICF são dois indicadores: o Índice de Emprego Atual e a Perspectiva Profissional. “Diante de um cenário de reaquecimento da economia e o aumento nos números de empregos, é compreensível que os consumidores se sintam mais seguros em relação às compras. Por isso, é importante que os empresários aproveitem o momento para conquistar e fidelizar clientes” pontua.
A especialista elenca 5 dicas essenciais para conquistar sucesso nos negócios:
PRODUTOS E SERVIÇOS
A demanda de produtos é atualizada de acordo com os interesses dos compradores e, para evitar saturação, uma possível saída é a inovação de produtos e serviços. “Um caminho para alcançar o sucesso é aumentar o catálogo das lojas com itens que tem coerência com a marca e estão no radar da clientela. Essa, também, é uma forma de aumentar a renda e os lucros do empreendimento”, aconselha.
BENCHMARKING
O Benchmarking é uma análise profunda de empresas com excelência em algum aspecto organizacional. “Faz parte de uma boa estratégia conhecer e verificar quais são os diferenciais oferecidos pelas lojas ao redor de um comércio, principalmente para definir estratégias de comunicação e alcançar o público certo”, recomenda a professora. “Com esse estudo, é possível identificar o que os outros fazem de certo e errado e encontrar formas de se destacar”, completa.
FIDELIZAÇÃO
O conceito de sucesso do cliente garante a fidelização do público consumidor. A ideia está baseada na força da comunicação aberta e fluente entre a empresa e os vendedores com os fregueses e na antecipação de possíveis problemas. “O público fidelizado tem tendência a comprar mais, promove a empresa de forma espontânea e traz um feedback honesto sobre os serviços e produtos oferecidos”, pontua a coordenadora.
TREINAMENTOS
Os treinamentos irão aumentar a motivação e habilidades da equipe para que seja possível garantir o melhor atendimento possível o tempo todo. “Uma dica é promover palestras e cursos pertinentes ao empreendimento e que destaquem a união do trabalho, além de integrar os setores, para que as tomadas de decisão sejam feitas com diferentes pontos de vista levados em consideração”, afirma a docente.
MARKETING DIGITAL
A presença digital é imprescindível para alcançar novos clientes e estabelecer um canal direto com o público. “O estabelecimento com perfis nas redes sociais é mais facilmente encontrado e lembrado, portando, o investimento em marketing de conteúdo e nas plataformas digitais pode trazer um bom retorno aos negócios de empresários”, aconselha.
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