top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Especialista destaca benefícios neurológicos da prática da atividade física

Atualizado: 17 de jun.


A prática de atividades físicas estimula funções cerebrais, melhora o humor e promove a saúde mental - Foto: Unasp

A prática de esportes tem sido amplamente reconhecida por seus benefícios para a saúde, mas os impactos positivos vão muito além da estética corporal. A atividade física feita com uma frequência regular provoca uma série de reações no cérebro que contribuem significativamente para a saúde mental e o bem-estar geral.


Um artigo publicado na revista The Lancet Psychiatry, fez uma associação entre exercício físico e saúde mental, tendo como resultado o alívio dos sintomas de fadiga e da falta de motivação em indivíduos com transtorno depressivo. Segundo Victor Tarini, professor do curso de Educação Física do Unasp - Centro Universitário Adventista de São Paulo, existem recentes pesquisas que mostram que pratica de exercícios pode melhorar o efeito dos medicamentos antidepressivos. "E isso faz com que haja uma necessidade menor da dose, mas não a retirada da medicação”, ressalta Tarini.





Quando se pratica esportes, o cérebro libera uma variedade de substâncias químicas que melhoram o humor e a sensação de bem-estar. Entre as mais importantes estão as endorfinas, conhecidas como os "hormônios da felicidade". Essas substâncias naturais atuam como analgésicos e euforizantes, ajudando a reduzir o sentimento de dor e a promover uma sensação de prazer e euforia, após exercícios intensos. “Além das endorfinas, a prática esportiva estimula a liberação de outros neurotransmissores, como a dopamina, a serotonina e a norepinefrina”, pontua o profissional.


O hormônio está associado à recompensa e à motivação, enquanto a serotonina regula o humor, o sono e o apetite. A norepinefrina, por sua vez, melhora a atenção e a concentração. Esses neurotransmissores trabalham em conjunto para melhorar a saúde mental, ajudando a combater sintomas de depressão e ansiedade.


Participar de atividades físicas em grupo pode aumentar a sensação de pertencimento e reduzir o isolamento social. As interações sociais positivas durante a prática esportiva contribuem para a saúde mental e o bem-estar emocional, criando um ciclo virtuoso de benefícios. “Treinos exigem hábito, sinônimo de repetição, um comportamento disciplinar repetido diversas vezes. Quando mais se desenvolvem, maior são os resultados de forma geral no organismo”, enfatiza.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page