• O Canal da Lili

Escritor Valdemir Pires faz lançamento on-line do segundo livro do Projeto Tempo


O lançamento do livro II será nesta sexta (18), às 20h, no Facebook - Imagem: Foto: Divulgação

Depois de tomar três grandes sustos em que poderia perder a vida, o escritor e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) deAraraquara, Valdemir Pires, radicado em Piracicaba, resolveu escrever sobre o que o estava atormentando então: o tempo. Porém, chegou a mudar de ideia e escrever uma trilogia Tempo, Espaço e Palavra. Não deu certo – o tempo o cativou definitivamente. O primeiro livro foi lançado no ano passado (e pode ser lido aqui: https://valdemirpires.wixsite.com/website-1/post/tempo-livro-i-leia-aqui-e-aprecie-as-artes-relacionadas-aos-fragmentos ), e o segundo, agora (e pode ser adquirido aqui: https://valdemirpires.wixsite.com/website-1/post/tempo-livro-ii-como-adquirir ). O lançamento do livro II será nesta sexta-feira (18), às 20h, na comunidade de leitores de Pires no Facebook (https://www.facebook.com/groups/2954200261367625 ).


De acordo com o escritor, o segundo livro é mais uniforme e se engaja principalmente na reflexão filosófica. “E, para o terceiro, deve vir um livro de contos, deixando o autor de lado à técnica característica aplicada ao tema”, destaca.


Segundo Pires, a principal diferença entre “Tempo e Tempo II” é justamente a linguagem, além da perspectiva. “O livro I está mais carregado de emoção. Durante sua escrita eu estava me recuperando de uns baques de saúde e cheio de inquietações sobre a vida. O livro II tem mais pensamento, pois nele eu estou mais inquisitivo acerca da natureza do tempo em si”, detalha.


A singularidade do projeto consiste em que os livros da trilogia do “Tempo” não estão sendo publicados em papel, mas em PDF, com direito a autógrafo virtual e uma conexão com artes plásticas e outras. O II vai ser colocado aos poucos, também, no site, do mesmo jeito que o I, para a pessoa ler clicando em cada capítulo e já ir se familiarizando com o tema e o estilo de Pires. Por enquanto, ele está negociando as artes, algumas já obtidas. “É uma parte importante para mim: que a linguagem escrita e das artes se complementem para transmitir a mensagem”, ressalta.


Pires já fez dois pré-lançamentos que, curiosamente, ocorreram no mesmo dia 27 de maio. Uma foi na Paracatuzum (uma espécie de coletivo), sob condução do Helvio Tamoio. À noite, foi no grupo de seguidores do Facebook.


Enquanto no primeiro livro a ordem dos fragmentos não segue nenhum critério, neste optou-se por adotar um. Assim, os fragmentos de 1 a 26 revezam-se três a três, dialogando um com a História, outro com a Arte, e o terceiro com a Ciência ou Filosofia, na sequência H-A-C/F. Os últimos (47 a 52) são “microcontos imperfeitos”. Os do meio (27-51) são reflexões livres e soltas. Assim sendo, às opções de forma de leitura aleatória ou sequencial acrescenta-se a de ler por blocos, conforme o interesse do momento.


SERVIÇO

Tempo - Livro II: para adquirir, envie Pix no valor de R$ 20,00 para o Banco do Brasil, chave 19997892440. Caso necessário, solicite outra forma de pagamento (transferência bancária, boleto etc.); Envie o comprovante para o e-mail pires.valdemir@gmail.com informando que aguarda o envio de exemplar em PDF de "Tempo - Livro II"; O exemplar será enviado em anexo à resposta, com autorização para uso de até 10 cópias; Caso deseje adquirir "Tempo - Livro I" e "Tempo - Livro II", envie Pix de R$ 30,00.




  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon