• O Canal da Lili

Equipe Sesi Discovery de Piracicaba defende projeto em competição nacional de robótica


Equipe Sesi Discovery da unidade de Piracicaba - Imagem: Divulgação

A Equipe Sesi Discovery, formada oito por alunos do Sesi Piracicaba, estará no Torneio de Robótica First Lego League Cargo Connect, entre os dias 27 e 29 maio, na capital paulista para defender o projeto Pipe Air. Na FLL (First Lego League), os participantes aplicam conceitos de STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, além de construir e programar robôs para cumprir missões determinadas pelo campeonato.


Na temporada 2021/2022 os participantes da FLL foram desafiados a pensar o futuro do transporte solucionando problemas inerentes ao carregamento de produtos, denominado Cargo Connect. Pautados pela solução e inovação os alunos do 7º ano do fundamental ao 2º do ensino médio identificaram por meio de diversas pesquisas que durante o transporte de hortaliças folhosas, cerca de 30% da produção é perdida em decorrência da baixa circulação de ar, fato acentuado quando analisaram o acondicionamento dos pequenos produtores.



Diante da problemática constatada a equipe desenvolveu um protótipo de equipamento que utiliza o ar proveniente do movimento do automóvel em deslocamento, para refrigerar o compartimento onde são armazenadas as hortaliça folhosas, outro ponto constatado na pesquisa foi o fato da carga estar sempre envolvida por lonas de proteção.


Com o objetivo de refrigerar as hortaliças folhosas no processo de transporte de carga, a equipe desenvolveu um equipamento que utiliza o processo adiabático decorrente do trabalho termodinâmico, que comprime o ar que entra no dispositivo e, por pequenos furos, saem, descomprimindo suas moléculas com uma moderada pressão. Em testes o protótipo Pipe Air demonstrou uma variação de menos 15°C na temperatura nas folhas, quando comparadas aos dados obtidos na pesquisa inicial. Testes com microscópico mostraram que as folhas das hortaliças transportadas com a nova tecnologia apresentaram maior durabilidade no acondicionamento das lojas, evitando o curto período de vida deste delicado produto.


Na etapa regional, em março deste ano a Equipe SESI Discovery conquistou o 1º lugar em Projeto de Inovação do First Lego League – SP defendendo o Pipe Air, nesta categoria há o reconhecimento das equipes que melhor delimitaram de forma assertiva e buscaram conhecer r intensamente o problema de pesquisa e, com isso, a elaboração da solução que, além de inovadora, foi bem estruturada, planejada, e desenvolvida com um compartilhamento efetivo; que possibilitou melhorar e evoluir durante a realização do projeto.


Protótipo 3D Pipe Air - Imagem: Divulgação

Integrante da equipe SESI Discovery Vitor Hugo Maiolo, do 9º ano do fundamental relata a expectativa do grupo para a fase nacional “Após o Regional nós aprimoramos nosso trabalho e conseguimos ótimos feedbacks, o que nos deixou cheios de esperança. Competir no Nacional é um grande desafio e conseguir classificação para o Mundial não deve ser fácil, mas acreditamos que será possível."


De acordo com Felipe Poli, técnico orientador da equipe todas as fases contribuíram para uma formação integrada, “No decorrer da construção do projeto além da parte técnica desenvolvemos habilidades na área de relacionamentos interpessoais, rendimento de equipe, em como lidar com pressão por resultados, sentimentos e sensações. Eles são demais!", conclui.


O Torneio de Robótica da First LEGO League - FLL é idealizado por uma empresa ligada ao Massachusetts Institute of Technology: MIT nos EUA, chamada First. Em parceria com a LEGO, anualmente lançam um tema para os alunos trabalharem em três frentes: Projeto de Inovação, Design e Desempenho de Robô e Trabalho em Equipe.


A Equipe SESI Discovery está atualmente no 8º Lugar geral entre equipes no FLL na classificação para a etapa nacional do Torneio.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon