Como parte da programação do 9º Festival Afropira, o maior encontro Afro de Piracicaba (SP), acontece na sexta-feira (18), às 19h, no Sesc Piracicaba, o debate “Racismo ambiental e a década afrodescendente”. A entrada é gratuita. O debate conta com participações de Edna Roland (especialista independente das Nações Unidas), Silvana Verissimo (Rede Nacional de Mulheres Negras), Naira Santa Rita (Instituto Perifa Sustentável) e Mayra Kristina Camargo (Barranco Cultural). A mediação será de Elaine Teotonio (produtora cultural e diretora do Afropira).
O período entre 2015 e 2024 foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a Década Internacional de Afrodescendentes, como forma de reconhecimento quanto à necessidade de os povos afrodescendentes terem seus direitos preservados.
A realização do debate “Racismo ambiental e a década afrodescendente” é do Instituto Afropira, da ETC Produtora e do Sesc Piracicaba.
Engenho Central
O debate no Sesc antecede as atividades a serem realizadas nos dias 19 e 20 de novembro, no Engenho Central, durante o Festival Afropira, maior encontro afro de Piracicaba e região. Diferentes ações acontecerão simultaneamente ao longo dos dois dias de evento.
A expectativa é reunir 25 mil pessoas nas atividades, que se estenderão por diferentes espaços da área externa do Engenho, por dois galpões e pelo Teatro Erotides de Campos. A programação reunirá Sessão Solene, Missa Afro, apresentações de grupos tradicionais, oficinas, exposições, espaço infantil e áreas de beleza e alimentação, entre outras ações, como shows, teatro, dança e hip hop.
SERVIÇO
Mais informações sobre o 9º Afropira podem ser conferidas no Instagram: @afropira
Comments