top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Encontro de Surdos promovido pela Assupira reuniu mais de 180 pessoas no Shopping Piracicaba


Pessoas de 17 municípios participaram do encontro, que foi o maior realizado desde 2019 - Imagem: Conrado Augusto

O Encontro de Surdos que marcou a celebração de dois anos da fundação da Assupira - Associação de Surdos – Libras Piracicaba reuniu mais de 180 pessoas, na praça de alimentação do Shopping Piracicaba, no último domingo (16). Ao todo, participantes de 17 municípios marcaram presença no evento que foi o maior já realizado desde 2019.


Esse momento representa toda a história que a Assupira construiu até aqui graças a todos que apoiaram a associação. Mas também é mais um passo para a construção do crescimento da inclusão e visibilidade que a comunidade surda merece e precisa. “Foi um momento muito especial e importante para todos nós da Assupira. Ter conseguido reunir mais de 180 pessoas no encontro mostra que nossos esforços para dar visibilidade à comunidade surda têm surtido efeitos. Agradecemos imensamente a parceria de todos que nos ajudaram até aqui”, afirma conta o presidente da Assupira, Alexandre Ribeiro.



De acordo com a organização do evento, estiveram presentes pessoas de Piracicaba, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, Cordeirópolis, Leme, Itirapina, Campinas, Diadema, Rio das Pedras, Paulínia, Nova Odessa, Limeira, Capivari, Sorocaba e São Pedro. “Um diferencial deste encontro também foi a participação de crianças surdas e uma criança ouvinte que ficou sabendo do encontro e fez questão de ir com a família para se aproximar da comunidade surda e da Libras. Ficamos muito honrados”, afirma Beatriz Turetta, primeira secretária da diretoria executiva da Assupira.


Lideranças das associações de surdos de Americana, São Carlos, Piracicaba e Limeira - Imagem: Conrado Augusto

O Encontro de Surdos é sempre uma oportunidade para que os participantes façam uma imersão em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e possam conhecer novas pessoas e rever amigos. “Essa oportunidade de termos contato com pessoas ouvintes e surdas de outras cidades e até de outras regiões por meio da Libras é muito gratificante. Vemos que nossa organização vale a pena para que a comunidade surda ganhe cada vez mais espaço para socialização”, conta o vice-presidente da Assupira David Rodrigues Marques.


APOIO

Essa edição do Encontro de conta com o apoio do Shopping Piracicaba, da Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, do Comdef - Conselho Municipal de Proteção, Diretos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência, do Grupo Libras Piracicaba e Região, da Asiar - Associação de Surdos e Intérpretes de Americana e Região, da Assucamp - Associação de Surdos de Campinas, da ASSC Associação de Surdos de São Carlos e da Associação de Surdos de Limeira.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page