• O Canal da Lili

Empregos: especialista dá dicas de como se destacar em entrevistas virtuais


Em julho de 2020, as contratações ocorreram de forma remota e cresceram 49,91% - Imagem: Divulgação

Devido à pandemia da Covid-19, a maioria das organizações tiveram que adotar novas estratégias de negócios para se adaptarem ao isolamento social, decretado pelos órgãos públicos em março de 2020. É neste cenário, com a retomada das contratações, que as entrevistas on-line estão se tornando cada vez mais comuns e se tornaram a melhor alternativa para preenchimento das vagas de emprego nas empresas.


Dados do Acesso RH, empresa atuante na área de recrutamento, em julho de 2020, as contratações ocorreram de forma remota e cresceram 49,91%, quando comparado ao mês de março - início da pandemia. "Novos modelos de trabalho foram adaptados para melhor atender as necessidades do mundo empresarial. O novo modus operandi que vem evoluindo a cada dia, tem sido usado no home office (trabalho de casa), o que reduz os gastos operacionais e fazem com que as políticas de contratação possam ir além, onde o recrutador poderá selecionar pessoas de outros estados", comenta Amarildo José Rodrigues, coordenador dos cursos de Administração e Recursos Humanos da Anhanguera.


A tecnologia se tornou uma ferramenta fundamental nesse processo e muito utilizada no momento da pandemia e para ajudar quem está na busca de oportunidades nesta nova tendência do mercado de trabalho com o "novo normal". Por isso, Amarildo Rodrigues dá seis dicas importantes de como obter destaque nos processos seletivos virtuais:


REDES SOCIAIS

Hoje, as redes sociais são como uma janela onde conseguimos observar diversos horizontes, que nos permite buscar novas oportunidades ou até mesmo encontrar o caminho mais fácil e seguro para o desenvolvimento profissional e o tão sonhado "emprego dos sonhos". Plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn, nos permitem adentrar no mundo profissional através de um clique, e assim é possível criar um perfil profissional moldado nas tendências de mercado, o qual compete na atualização e manutenção constante, do que o mercado está necessitando naquele certo momento.


PREPARO DO CV

Preparar o currículo sempre foi um assunto bastante falado, principalmente pelos recrutadores. Um currículo bem objetivo e organizado gera curiosidade por parte do empregador e assim a chance de obter sucesso cresce ainda mais. Coloque habilidades e conhecimentos em destaque, isso vai ajudar muito o recrutador ao que vai chamar mais atenção.


SITES DE RECRUTAMENTO

Com o currículo já pronto, é interessante cadastrar nos principais sites de seleção da sua região e em sites de recrutamento nacionais, aumentando assim as chances de almejar o tão sonhado emprego. Lembre-se, "Só quem é visto, é lembrado". Seja atento, preencha todas as questões e não deixe, em nenhum momento, de atualizar seu status nas plataformas que se inscreveu.


HABILIDADES COMPORTAMENTAIS

Nos dias atuais, desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), que estão ligadas à inteligência emocional, trabalho em equipe, resiliência para lidar com problemas e soluções no espaço de trabalho pode ser um diferencial na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga.


PREPARAÇÃO PROFISSIONAL

Sabemos que em um mundo globalizado com diversas profissões no mercado, fica até difícil escolher qual seguir. O ideal é fazer um teste profissional, para assim conseguir caminhar no que está mais próximo a competências individuais. Importante, neste momento, buscar ajuda profissional com um especialista em RH ou psicólogo.


ESPECIALIZAÇÃO

Muitas oportunidades, muitos trabalhos. Engana-se quem compreende que pode fazer tudo em qualquer área. Escolha um ramo de atuação e se especialize como tal, assim você será…



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon