• O Canal da Lili

Elza Soares, Letrux e Lio Soares falam sobre representatividade feminina nas artes, redes de afeto


Convidadas celebram a importância das redes de afeto femininas em episódio do podcast de Natura - Imagem: Divulgação

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o podcast Nos Encontramos Na Música recebe duas artistas que transbordam o poder do feminino em seus respectivos trabalhos. No 4º episódio da série, Sarah Oliveira conversa com a atriz, cantora, compositora e escritora carioca Letrux e com a cantora, compositora e integrante da banda Tuyo, a paranaense Lio Soares. As artistas explicam como os trabalhos e vivências de outras mulheres servem de combustível para suas obras e vidas pessoais. O podcast está disponível na plataformas de streaming: https://open.spotify.com/episode/3zSSJ62aed3P6O3vyZrVKB?si=w1LYzGqOTT-GmMKjT0holQ&nd=1.


No programa As Mulheres na Cultura e suas Redes de Afeto, que conta também com uma participação especial de Elza Soares, as convidadas refletem sobre como a música e as vozes femininas ajudam a fortalecer a luta das mulheres por mais direitos e a importância da construção de redes de afeto na busca pela equidade de gênero. "Quem melhor para falar de si mesma do que a própria mulher? Se queremos provocar reflexões sobre o que é ser mulher, quem tem que falar sobre isso somos nós", afirma Lio, antes de acrescentar: "Se hoje o mercado cultural ainda é complicado para as mulheres, esse espaço já foi bem pior. Alguém veio com um facão em riste abrindo a mata para que nós, mulheres que fazemos música hoje, pudéssemos passar com um pouco mais de tranquilidade".


A cantora paranaense ainda explica que a cultura representa em sua vida uma possibilidade de transformação: "a música mudou o meu futuro de uma forma pragmática. Ela me removeu de uma rota que já estava traçada e pré-estabelecida para uma mulher como eu e me deu a possibilidade de hackear esse sistema. A música fez transformações tanto do lado de dentro quanto do lado de fora".


Para Letrux, que carrega a mitologia feminina em seus discos Noite de Climão e Aos Prantos, as Deusas são uma grande fonte de inspiração: "A minha mãe é uma mulher muito mística e o meu pai tem um terreiro de umbanda, então todas essas figuras, tanto da mitologia grega quanto da mitologia africana, me inspiram muito. São muitos os arquétipos femininos para endeusar, idolatrar, estudar e compreender que temos dramas contemporâneos, mas que nós somos muito antigas", explica a cantora. A artista ainda reitera que o seu público é majoritariamente feminino e é formado por mulheres de todas as idades que se reconhecem em sua música: "não são apenas jovens, têm mulheres que me falam ‘minha avó te ama’. Eu adoro quando os extremos das idades se encontram, quando uma criança me ouve e é impactada pelo meu trabalho".


Liderado e produzido pela Virtue, agência criada a partir da Vice e responsável pela comunicação de @NaturaMusical, a série foi gravada de forma remota devido ao isolamento social provocado pelo novo coronavírus. O programa recebe, nas cinco conversas que compõem a temporada, artistas e personalidades fundamentais para a construção e o legado da música e da cultura brasileira, como Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada, Juçara Marçal, Ailton Krenak, Elza Soares, Dona Onete, entre outros. Os próximos episódios, que tratam de temas acerca da ancestralidade, da transformação social a partir da música e da diversidade cultural, serão lançados quinzenalmente, sempre às quintas-feiras.


"Nós acreditamos nos encontros - musicais e de ideias - como ferramenta para a transformação. Para nós, a cultura é fundamental para construir um mundo mais bonito, pois tem o poder de promover a pluralidade, inclusão e a sustentabilidade ao ser uma potente ferramenta de engajamento e mobilização de público" afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding. "Com o podcast Nos Encontramos Na Música, vimos a oportunidade de registrar e disponibilizar algumas conversas e reflexões, para um público mais amplo, em temas urgentes e potentes", finaliza.


CASA NATURA MUSICAL

As lives estão de volta na Casa Natura Musical enquanto o espaço espera por um momento mais apropriado para a retomada dos shows presenciais. Para o mês de março, passam pelo Instagram (@casanaturamusical) mulheres com experiências, relações e vivências distintas, garantindo a pluralidade e o fomento a debates relevantes que sempre fizeram parte da curadoria do equipamento cultural. As conversas fazem parte do Afetos, projeto que traz para as telas dos celulares um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor compartilhado com o público, que ocorre sempre às quintas, às 19h.


As mulheres foram as mais afetadas emocionalmente pela pandemia. Segundo uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo) entre maio e junho de 2020, elas são as que mais sofreram com depressão, ansiedade e estresse. Por isso, em março, a Casa expressa sua urgência em levantar esses assuntos numa série de conversas com artistas mulheres, como elas estão lidando com esse período de isolamento e como a música pode ser um alívio nesse momento.


No dia 11, a dupla convidada foi Raquel Virgínia e Silvanny Sivuca; no dia 18 temos Fafá de Belém e Mariana Belém; no dia 25 de março a conversa é entre Letrux e Lovefoxxx. É possível assistir às edições anteriores do Afetos pelo IGTV da Casa e no seu canal do YouTube - rede em que também estão disponíveis vídeos com outros projetos criados pelo equipamento cultural.


SERVIÇO

Todas às quintas-feiras, 19h

18/3 - Fafá de Belém e Mariana Belém

25/3 - Letrux e Lovefoxxx


NATURA MUSICAL

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 159 milhões no patrocínio de 460 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais, documentários e projetos de fomento à cena. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do programa selecionou 43 projetos em todo o Brasil. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, realizando apresentações online, bate-papos e conteúdos exclusivos ao longo de 2020.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon