• O Canal da Lili

Educação: em seminário com Haddad, deputada Bebeldefende a valorização dos profissionais


No seminário, a deputada Professora Bebel defendeu a valorização dos profissionais do magistério paulista - Imagem: Divulgação

Ao participar de seminário “Fala SP”, voltado à elaboração do Programa de Governo do candidato Fernando Haddad para governador do Estado de São Paulo, a deputada estadual Professora Bebel (PT) defendeu a valorização dos profissionais da educação como condição fundamental para a qualidade do ensino e a garantia dos direitos educacionais das crianças e jovens do Estado. O seminário foi realizado na última segunda-feira (25), no Sindicato dos Engenheiros, em São Paulo, reunindo especialistas em educação, entre eles o ex-secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita. A ex-senadora Marina Silva também participou do evento, que reuniu professores de diversas regiões do Estado de São Paulo.


A deputada Bebel, em sua fala, destacou a necessidade de política salarial justa, carreira, formação continuada no local de trabalho, jornada que assegure tempo para estudos, preparação e correção de provas e trabalhos e outras atividades, condições de trabalho, gestão democrática e outros itens necessários ao processo ensino-aprendizagem.



Bebel, presidenta licenciada da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), em função da legislação eleitoral, defendeu gestão democrática nas escolas, com respeito aos direitos estudantis e aos professores. “Não dá para o professor trabalhar com 40, 50 alunos em sala de aula. É preciso que reduzir esse número e garantir jornada compatível para o professor”, defendeu. A deputada ainda falou da necessidade de ser realizado concurso público, uma vez que atualmente 47% de professore do são efetivos, portando menos da metade. O restante é contratado como categoria O. “Qualidade da educação por fixar o professor na escola, através de concurso público”, disse, defendendo ainda o fim da nova carreira aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com votos contrários da bancada do PT, que desmonta a carreira do magistério, e uma solução para pôr fim ao confisco de aposentados e pensionistas.


“Tive a honra e a satisfação de participar como palestrante do ciclo Fala SP de contribuições ao programa de governo do nosso candidato a governador de São Paulo, Fernando Haddad, sobre educação, e, certamente, os nossos apontamentos irão integrar as suas propostas para fazer da educação pública paulista a melhor do Brasil, porque como professor, Haddad, sabe que somente com educação podemos transformar a nossa sociedade”, disse.

Além da Professora Bebel participam do seminário, ainda, o professor Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp; o economista Ricardo Henriques, superintendente do Instituo Unibanco, o professor Gabriel Chalita, ex-secretário estadual da Educação; a estudante Tayná Wine, presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo, e a professora Selma Rocha, ex-secretária da Educação de Santo André; o deputado estadual, Emidio de Souza a ex-Ministra Marina Silva e, claro, o próximo governador de SP, Fernando Haddad. “Juntos traçamos o panorama que aponta a educação como a mais importante política pública. Agradeço o convite e a massiva presença de professores e professoras de todas as regiões, demonstrando o grande engajamento de nossa categoria no movimento pela definitiva mudança no Estado de São Paulo”, destaca a deputada Professora Bebel.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon