top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Educação e diversidade: Fundação Toyota do Brasil lança edital para apoiar projetos


Edital de apoio é para iniciativas voltadas para diversidade, educação e redução do impacto das desigualdades sociais - Imagem: Ilustrativa/Freepik

A Fundação Toyota do Brasil lançou, na terça-feira (20), a terceira edição do seu edital de apoio a iniciativas voltadas para diversidade, educação e redução do impacto das desigualdades sociais. As três iniciativas selecionadas vão receber um aporte de até R$100 mil para execução de suas atividades. O último edital, realizado em 2022, recebeu a inscrição de mais de 380 projetos.



Desde a primeira edição, em 2021, a Fundação vem focando na qualificação e educação de uma parcela da população que vive em situação de vulnerabilidade social e financeira, para além de buscar que as pessoas diretamente impactadas pelos projetos consigam de fato se recolocar no mercado de trabalho.


“Com os editais, buscamos conhecer mais iniciativas que aconteçam no Brasil inteiro e que ajudem a amenizar essa situação. Além da visibilidade e dos recursos, a Fundação apoia a operação dos projetos, de forma que eles possam se tornar negócios sistêmicos e consigam seguir adiante. Para nós, vai além de gerar apenas emprego e renda”, comenta Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil.


Além de contribuírem para a valorização de grupos minorizados, as iniciativas devem ter aderência a pelo menos um dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis da ONU - Organização das Nações Unidas.

Inscrições

As organizações interessadas podem se inscrever até o dia 21 de julho, às 10h, pelo site da Fundação. A previsão é que os selecionados sejam anunciados até o início de setembro. Além de contribuírem para a valorização de grupos minorizados, as propostas apresentadas devem ter aderência a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Todos os projetos apoiados por nós têm sinergia com os ODS. Desas forma, os três novos projetos a serem selecionados neste edital também deverão estar conectados a esses objetivos, de forma a estarem alinhados com o que nós acreditamos como Fundação e com o que esperamos para o nosso mundo”, finalizou Viviane.


Edição passada

As atividades dos projetos selecionados anteriormente ainda estão em curso. A expectativa é que mais de 100 mulheres sejam diretamente alcançadas, além de outras 400 pessoas impactadas indiretamente. As iniciativas são: Tecido Transformador, de qualificação em corte e costura e empreendedorismo para mulheres trans em situação de vulnerabilidade de Salvador (BA), Elas Podem, que qualifica mulheres cis e trans em mecânica automotiva e empreendedorismo, e Crochetando o Futuro, que ensina técnicas de crochê para mulheres de Poconé (MT)

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Atualmente, a Fundação apoia 12 projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page