top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Empregabilidade: coletivo promove o 1º Afro Black Day em Piracicaba (SP), dias 21 e 22 de julho

Atualizado: 7 de jun. de 2023


Feira de empregabilidade, em 2022 - Imagem: Alexandre Almeida1

*Texto: Eliana Teixeira

A primeira edição do Afro Black Day, evento promovido pelo Coletivo Afro Black, já tem data marcada para acontecer em Piracicaba (SP): dias 21 de julho, no Sesc Piracicaba, com roda de conversas com estudantes de instituições educacionais do município, e 22 de julho, das 8h às 18h, no Barracão 14 do Engenho Central, com oficinas e palestras. De acordo com a organização do evento, o Afro Black Day tem como objetivo criar um espaço de valorização da diversidade étnico-racial, inclusão no mercado de trabalho e combate ao racismo.


Para esse evento de promoção de formação, emprego e cultura à população negra, o Coletivo Afro Black busca patrocinadores e parceiros interessados em colaborar com o Afro Black Day. Os interessados em colaborar com o projeto, devem entrar em contato pelo e-mail: afroblackpira@gmail.com.


O evento tem apoios da Semac - Secretaria Municipal da Ação Cultural, do Conepir - Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, do CDCPN - Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, da ASantos Recursos Humanos, da DiversiPira Consultoria, do Sesc Piracicaba e da Revista Digital O Canal da Lili.


As oportunidades a serem oferecidas serão resultadas de parcerias com diversas empresas localizadas em Piracicaba. Além das vagas de emprego - de estágio, trainees e vagas em geral (vínculo CLT) -, também serão divulgados, cursos, palestras e outras qualificações, para que a população negra tenha maior acesso às oportunidades disponíveis.



Para as cofundadoras do Coletivo Afro Black Pira, Danielle Nicolau Galdino, Sabrina Rodrigues Semedo e Camila Fernanda Rodrigues, a meta é fazer com que o evento possibilite a oportunidade ideal de colocação no mercado de trabalho aos profissionais negros. "Trabalhamos em parceria com empresas engajadas para divulgar oportunidades profissionais incríveis para a população negra, desde estágios até posições sênior", afirmam.


De acordo com Ayres Santos, consultora de RH - Recursos Humanos e membro do coletivo, além de divulgar vagas, o Afro Black Day vai oferecer dicas, recursos e orientações para o desenvolvimento de habilidades profissionais. "Nosso foco é construir um ambiente mais inclusivo e igualitário, combatendo o racismo e valorizando o talento negro. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas! Vamos juntos construir um futuro mais justo e promissor para todos", convida Ayres.


Confira a programação

Dia 21 de julho – Evento de Abertura: roda de conversa no Sesc Piracicaba, com estudantes negros da cidade. Tema: Diversidade Etnico-Racial.


Dia: 22 de julho, das 8h às 18h, no Armazém 14 do Engenho Central: Oficinas e palestras com colaboradores e patrocinadores e ofertas de empregos.


Coletivo Afro Black

O Coletivo Afro Black surgiu em 2015, com o objetivo de promover debates sobre a cultura africana, afro-brasileira e hip hop, com ênfase no afroempreendedorismo, educação, moda, linguagem e tecnologia. Inicialmente o foco era divulgar a cultura africana e sua musicalidade na cidade de Piracicaba e região, por meio de apresentações de DJs africanos residentes no Brasil em baladas desenvolvidas na Cachaçaria Eventos. Após três anos, surgiram novos projetos, como o Black House, voltado à cultura hip hop, desenvolvido na Casa do Hip Hop Piracicaba, o Afro Black Afrofuturista, patrocinado pelo Proac Editais e Sesc Piracicaba e o Afro Black Day, que irá acontecer pela primeira vez em 2023.


Entre as demandas do coletivo, destacam-se: Promoção da cultura africana e afro-brasileira; Estímulo do afroempreendedorismo; Estímulo do conhecimento em relação à educação e a cultura negra; Valorização da moda afro, o uso da tecnologia e da linguagem como ferramentas de empoderamento; Trabalho para informar, capacitar e empoderar a população negra de Piracicaba e região.


Profissionais que trabalham no coletivo

O coletivo Afro Black é composto por profissionais produtores que atuam em diversas áreas, como engenharia, direito, finanças e controladoria. Todos os membros são pretos e dedicam o seu tempo e esforço de forma não remunerada para apoiar as atividades do grupo. "No entanto, existem casos em que conseguimos ajuda de custo pequena para os integrantes por meio de parcerias, editais, patrocínios ou projetos específicos", destacam as cofundadoras do coletivo Danielle Nicolau Galdino, Sabrina Rodrigues Semedo e Camila Fernanda Rodrigues.


Como as empresas podem apoiar o coletivo?

As empresas podem apoiar o coletivo Afro Black por meio de patrocínio financeiro, parcerias estratégicas, mentoria e capacitação, voluntariado corporativo, divulgação e apoio de marketing. Essas formas de apoio podem fortalecer as iniciativas do coletivo, promover a igualdade racial e estabelecer laços entre a empresa e a comunidade. É essencial estabelecer uma comunicação direta com o coletivo Afro Black para discutir oportunidades específicas de colaboração e alinhar os objetivos de ambas as partes.


Balada Afro Black Afrofuturismo

A Balada Afro Black Afrofuturismono, outro evento realizado pelo Coletivo Afro Black, será no dia 7 de julho, às 22h, na Cachaçaria Eventos, com DJs que tocam afrobeat, afrohouse, rap, trap, r&B, entre outros ritmos. O objetivo do evento é valorizar a cultura musical africana e afro-brasileira. De acordo com a organização do evento, esse tipo de balada acontece desde 2015 no mesmo local, sempre tendo participações de brasileiros e africanos de diversos países, como Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique. Nesta edição, o tema será Afrofuturista e terá apresentações de Dj Vitinho de Jacareí, Dj Roo de Rio Claro, e Dj Kl Jay, do grupo Racionais Mcs.


SERVIÇO

1º Afro Black Day

21 de julho: no Sesc Piracicaba, com roda de conversas com estudantes negros da cidade;


22 de julho: das 8h às 18h, no Armazém 14 do Engenho Central - à avenida Dr. Maurice Allain, 454, na Vila Rezende - oficinas e palestras com colaboradores e patrocinadores e ofertas de empregos.


Balada Afro Black Afrofuturismono: 7 de julho, às 22h, na Cachaçaria Eventos, à avenida Dona Lídia, 40, na Vila Rezende, em Piracicaba (SP).


Mais informações, pelo Instagram do coletivo @afroblackpira (https://www.instagram.com/afroblackpira/).



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page