• O Canal da Lili

Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço incentiva o tratamento precoce


Campanha Julho Verde: prevenção e esperança - Imagem: Divulgação

O Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço é 27 de julho, data criada pela IFHNOS (International Federation of Head and Neck Oncologic Societies), com apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde), como forma de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de cabeça e pescoço. A campanha adotou a cor verde por representar esperança para os pacientes. Daí o nome Julho Verde.


Em Piracicaba, a porta-voz da campanha é a médica Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço, fundadora e presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina, que administra o Hospital Ilumina e a carreta. Mesmo antes da criação do dia mundial, a Associação já desenvolvia um intenso trabalho prevenção e diagnóstico precoce do câncer em Piracicaba e região, o que gerou uma imediata sinergia entre a instituição e a SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço), que realiza a campanha em nível nacional.


Uma das estratégias adotadas pela Ilumina foi a realização de lives com médicos, cirurgiões dentistas e outros profissionais da área da saúde com orientações para o público leigo. Também foram gravados vídeos com importantes depoimentos de formadores de opinião, como o escritor Augusto Cury, Magic Paula e o oncologista Paulo Hoff.


A Campanha Julho Verde 2021 chega no momento em que o País enfrenta a 3ª onda de Covid-19. O medo pelo risco de contágio pelo coronavírus impactou 43% dos pacientes em tratamento de câncer, segundo o Instituto Oncoguia. Para a Fundação Ilumina e a SBCCP, o momento é de reforçar as ações, pois o câncer não pode esperar.


Números que assustam

Quanto mais cedo a doença é diagnosticada maior é a chance de cura. Já nos estágios avançados, a sobrevida pode cair para menos de 50% em 5 anos, alerta a médica Adriana Brasil. O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Entre as doenças malignas, o câncer de cavidade oral é o sétimo mais comum no Brasil.


O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que, no Brasil, em 2021, ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo em torno de 48 mil os que envolvem a área da cabeça e pescoço. O câncer de pele não melanoma, que é um dos tipos de câncer de cabeça e pescoço, será o mais incidente (177 mil), representando 27,1% de todos os casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.


Sintomas

Adriana Brasil orienta para que todos fiquem atentos aos sintomas que podem incluir o aparecimento de um nódulo, uma ferida que não cicatriza, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alterações na voz ou rouquidão. Entretanto, esses sintomas também podem ser causados por outras condições clínicas. Quando duram mais que 21 dias é um sinal de alerta, destaca.


A especialista lembra ainda que o fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço e, se associado ao consumo de álcool, sobe para 10 vezes. “Portanto, a prevenção inclui hábitos saudáveis, como não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, boa higiene bucal, uso de preservativo (camisinha) na prática do sexo oral, manutenção do peso corporal, uso de protetor solar, não exposição prolongada ao sol e vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos”, detalha.


JULHO VERDE

Nesta quinta-feira (29), às 19h, tem a live Tumores de Cabeça e Pescoço, com o convidado Flavio Mignone Gripp, que é otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço, médico da Disciplina de Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A mediadora é a médica Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e fundadora da Fundação Ilumina.


Como acessar: https://youtube.com/channel/UCikHwlSVXEe2oG-RmJsywAg; https://www.facebook.com/associacaoilumina/ .



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon