top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Piracicaba recebe Virada Inclusiva neste domingo (3)


Imagem: Divulgação

Em Piracicaba (SP), a Virada Inclusiva 2023 acontece neste domingo (3), em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, das 9h às 13h, na Estação da Paulista, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1.580, no bairro Paulista. O evento, promovido pela SEDPcD - Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Smads - Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Comdef - Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência e organizações sociais do município. A programação inclui apresentações culturais, macroginástica, exposições, oficinas, quick massagem, roda de capoeira, apresentação musical em Libras, praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças.


A iniciativa possibilita que pessoas com ou sem deficiência possam interagir em atividades culturais e recreativas gratuitas e conhecer o trabalho desenvolvido pelos serviços socioassistenciais, visando a promoção de oportunidades para inclusão e participação social e garantia dos direitos sociais fundamentais para as pessoas com deficiência.



A abertura oficial será às 9h e o início às atividades culturais, às 9h20, com apresentação e oficina de capoeira com crianças e adolescentes da Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Às 9h35, terá dinâmica de alongamento e dança com crianças e adolescentes do CCInter - Centro de Convivência Intergeracional, unidades Parque Piracicaba e Vem Viver. Às 9h50, interpretação de músicas em Libras, em parceria com a Apaspi - Associação de Pais e Amigos dos Surdos, com crianças do CCInter Jardim Itapuã.


Entre 10h e 11h, haverá macroginástica com o professor da Selam Rogério Constantino; apresentação de maculelê e oficina de percussão com crianças do CCInter Sabiás; vivência de musicalização com o espaço PIPA – Síndrome de Down; apresentação de dança com pessoas idosas do CCInter Jaraguá e canto coral com pessoas idosas do CCInter Jardim Oriente.


Das 11h30 às 12h15, o evento contará com apresentação de dança e de música com o grupo 50+ do projeto Com Vivência; dança com Associação Presbiteriana de Filantropia; coral do CRP - Centro de Reabilitação de Piracicaba, com o musicista Pedro Aranha e apresentação de trechos de música na voz de Júlia Simões com interpretação em Libras, realizada pela Apaspi.


Durante toda a programação, serão realizadas oficinas de atividades sensoriais e de música, quick massagem, entre outras. O evento também contará com exposições de artes visuais do Centro Dia Passo a Passo, atividades realizadas na Auma, exposição literária com acervo de livros em braile, da Biblioteca Pública Municipal, doação de livros e artesanatos Natalinos da Avistar, além de praça de alimentação e brinquedos infláveis para as crianças.


O evento conta com a parceria das secretarias municipais da Ação Cultural (Semac), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Comdef, Assupira, Apae, Associação Educando pelo Esporte, Afascom - Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria, Cesac - Centro Social de Assistência e Cultura São José, Avistar - Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual, Apaspi, Passo a Passo, Espaço PIPA, Auma - Associação de Pais e Amigos dos Autistas, Associação Presbiteriana de Filantropia e CRP.


תגובות


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page