top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Dia do Acolhimento Oncológico: médico realiza abaixo-assinado para reconhecimento da data


Após 20 mil assinaturas, a ideia passa a ser uma proposta legislativa - Imagem: Divulgação

De acordo com as estatísticas do Ministério da Saúde, o Brasil registra todos os anos mais de 704 mil casos de câncer. Como conscientização à população, o médico oncologista Marcelo Aisen está realizando uma campanha para que o dia 3 de março - após receber 20.000 apoios - seja encaminhada para a CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) e formalizada como Sugestão Legislativa, sendo debatida pelos senadores, e com a aprovação, a data se torna o Dia do Acolhimento Oncológico, e que também será dada a relevância dos profissionais dessa área.




No dia 3 de março, um evento que reuniu diversos profissionais e pacientes, marcou a data como lançamento. A ideia surgiu em sua clínica, a TATO, especializada no bem-estar do paciente oncológico.

Segundo Marcelo Aisen, o objetivo da data selecionada é conscientizar a população, as instituições e os profissionais da saúde sobre a importância do acolhimento durante o tratamento oncológico. Os congressos médicos e publicações mundiais estão, regularmente, destacando os benefícios da abordagem multiprofissional e de acolhimento no bem-estar e sobrevida do paciente. O cuidado humanizado, acesso a informações e a terapias complementares como Acupuntura, fisioterapia, apoio nutricional e atividades físicas, podem transformar vidas.

"O Dia do Acolhimento Oncológico é um gesto de amor, respeito e de muita compreensão com o paciente e também com os familiares. Passar por um tratamento não é fácil, porém, quando nós médicos oferecemos esse lado mais humanizado, tudo fica mais leve e esperançoso ", comenta Aisen.

Tamara Teixeira, enfermeira oncológica, responsável pela Área de Educação da TATO, completa dizendo que a criação de um dia oficial do acolhimento oncológico seria uma forma de homenagear e reconhecer a dedicação dos profissionais da saúde que trabalham diariamente para garantir o melhor atendimento aos pacientes em tratamento. “São muitos anos de estudo, mas nada adianta sem compaixão. Nosso valor está em ouvir e entender a pessoa que está na nossa frente e fazer de tudo para aliviar seu sofrimento”, ressalta Tamara.

A ideia da data comemorativa fica em aberto por apenas quatro meses para receber apoios, então acesse o site www.diadoacolhimentooncologico.com.br, realize o abaixo-assinado e colabore para que essa data se torne um marco do cuidado humanizado.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page