top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Dia da Pessoa com Deficiência: especialista dá dicas de acessibilidade na hora de organizar eventos


Especialista aponta principais fatores para levar em consideração no planejamento de eventos - Imagem: Ilustrativa/Freepik

Cerca de 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Ainda que a legislação já estabeleça normas para garantir a acessibilidade no Brasil - com a Lei 10.098/2000, considerada a primeira lei de acessibilidade do País, e em 2015, com o Estatuto da Pessoa com Deficiência - ainda há muito a ser feito para que os espaços e eventos possam ser frequentados e aproveitados igualmente por todos.


“Uma das principais questões que devemos levar em consideração ao planejar qualquer tipo de evento é se ele poderá ser acessado e usufruído por todas as pessoas. É inadmissível que haja impedimento a pessoas com deficiência acarretado por falta de planejamento dos organizadores”, afirma Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup de Recife (PE) que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.



Pensando nisso, Leandro Reinaux traz seis dicas de como planejar um evento acessível, onde todos são bem-vindos. Confira:


Espaço físico

Ao buscar um local para o seu evento, certifique-se de que ele possui rampas com corrimão ou elevadores, para que pessoas com mobilidade reduzida possam ter acesso. Outro ponto de atenção é a definição do layout interno, que deve ser amplo em suas rotas e ambientes, para garantir que cadeirantes possam circular com autonomia. Não se esqueça de reservar as vagas de estacionamento mais próximas da entrada para pessoas com mobilidade reduzida e idosos.


Sinalização

Todos os ambientes devem estar sinalizados com o Símbolo Internacional de Acesso: entrada, saída, banheiros e estacionamento. Outra sinalização que deve ser considerada na estrutura do evento é a tátil, para que pessoas cegas ou com deficiência visual possam ter autonomia para se locomover. Essa sinalização é aplicada normalmente no chão, indicando trajetos e alertas, mas também pode ser usada em corrimãos ou paredes laterais.


Áreas reservadas

Caso haja palestras em sua programação, disponibilizar áreas reservadas para pessoas com deficiência é uma boa maneira de garantir que todos possam aproveitar ao máximo o evento. Para deficientes auditivos, por exemplo, é importante que haja uma área reservada perto do palco, onde essas pessoas possam estar mais próximas de um tradutor da linguagem de sinais.


Mesas e banheiros acessíveis

Além de garantir que o local do evento tenha rampas ou elevadores, é importante que os banheiros sejam acessíveis para cadeirantes, assim como as mesas de atendimento ou de refeição, que devem ter altura condizente com uma cadeira de rodas.


Material de apoio

Além da contratação de uma pessoa intérprete de libras, essencial para garantir ainda mais o aproveitamento das palestras por parte de pessoas com deficiência auditiva, é importante garantir materiais de apoio, que podem ser folhetos com breves resumos sobre os assuntos que serão abordados. Outro material que enriquece ainda mais o seu evento são as filmagens, que idealmente já podem ir ao ar pouco após o evento, e contando com opções de legenda e audiodescrição.


Capacite a sua equipe e palestrantes

Para finalizar, é de extrema importância que toda a equipe responsável pelo evento esteja orientada sobre como abordar pessoas com deficiência e preparada para informar sobre os serviços de acessibilidade disponíveis. Além da equipe que dá apoio ao evento, é importante também salientar com os palestrantes ou oradores para que os mesmos, antes de abordarem os assuntos programados, se identifiquem e façam uma breve descrição física deles próprios e, ao longo da apresentação, de possíveis elementos visuais importantes para o entendimento do assunto, para que pessoas cegas ou com baixa visão estejam ao máximo incluídas no evento.


E no caso de eventos on-line?

Para os eventos on-line recomenda-se que, além dos dispositivos de acessibilidade já citados, tais como as legendas e/ou tradução simultânea para Libras, audiodescrição e o preparo dos oradores, que os materiais abordados na palestra estejam disponíveis para acesso em formatos como PDF ou documento Word (para leitura de tela), garantindo ainda mais o aproveitamento do evento.


Sobre a Even3

A Even3 é uma startup de tecnologia que une pessoas e conhecimento, por meio de uma plataforma inteligente para organização de eventos acadêmicos, técnicos, científicos, e corporativos, em formato híbrido, presencial ou online. A plataforma faz a gestão dos eventos através de ferramentas que agilizam o credenciamento e check-in, criação de certificados assim como aceleram a submissão de trabalhos, tornando as inscrições para todos os formatos de eventos mais ágeis, em um ambiente seguro e personalizável. Com esse formato, a empresa alcança também o mercado internacional. Além disso, a Even3 oferece serviços de publicação de conteúdos acadêmicos de um jeito prático e rápido. Fundada em 2016, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, no último ano a startup registrou um crescimento de 169%, possibilitando a ampliação do time e o lançamento de novos produtos.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page