• O Canal da Lili

Destaque: Vitor Zonzini lança livro sobre críticas de Nietzsche ao sistema educacional


Zonzini lançou, no início de junho, o livro “Formação para a vida: a vontade de potência no pensamento educacional de Nietzsche - Imagem: Divulgação

Por: Eliana Teixeira


Em tempos marcados pela futilidade social, trazer à tona o pensamento educacional de Nietzsche, mais que um desafio, chega ser um respiro para quem enxerga a educação como a ponte para que indivíduos possam alcançar a plenitude da cidadania, da realização com a vida, da alegria existencial. Essa tarefa foi assumida pelo jovem professor e mestre em Educação, Vitor Zonzini, que lançou no início de junho, o livro “Formação para a vida: a vontade de potência no pensamento educacional de Nietzsche”.


Formado em Filosofia pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) desde 2018, Zonzini é professor na rede pública estadual em Piracicaba (SP) e conta em entrevista para O Canal da Lili como ocorreu a produção do livro, bem como a importância da obra para a sociedade. Acompanhe:


Zonzini, o que te motivou a escrever esse livro?

É importante ressaltar que o livro é a minha dissertação de mestrado em Educação. Então, o processo de escrita foi sendo construído aos poucos e a ideia foi se alterando com o passar do tempo. Mas diria que escolhi escrever sobre este tema porque tenho uma visão crítica sobre a educação e a própria filosofia. Dificilmente vemos um pensamento original nos dias atuais, é tudo uma reprodução massificada, sem profundidade. Não estamos formando indivíduos críticos, mas sim pessoas obedientes ao sistema. O mesmo acontece com o pensamento filosófico, aparentemente não há uma liberdade de pensamento próprio. Seu pensamento só é válido de acordo com algum filósofo de renome. Então, me aprofundando em Nietzsche e em seu pensamento educacional, me motivou a escrever. Afinal essas críticas são as que Nietzsche faz ao sistema de educação alemão do século 19, mas continuam sendo atemporais.



E qual a importância deste tema para a sociedade?

Atualmente, diria que a sociedade precisa essencialmente de educação e filosofia. Nos tempos de crise moral e intelectual, é mais do que necessário o pensamento filosófico. Na atualidade vemos a educação em decadência, pessoas cada vez mais padronizadas, desprovidas de pensamento crítico, não pensando em si e no outro, infelizes em suas vidas e empregos, ou seja, estamos caminhando em direção ao abismo, mas a maioria das pessoas preferem fechar os olhos, do que encarar a realidade e planejar uma mudança.


No seu livro, qual é o pensamento de Nietzsche que você destaca?

O pensamento de Nietzsche que trago em meu livro, é justamente olhar para esse abismo e confrontá-lo, por mais angustiante que seja. O pensamento de Nietzsche nos faz sair da zona de conforto, nos mostra o árduo, mas necessário, caminho para a excelência individual e o pensando crítico.


E qual é o objetivo desse destaque?

Quero mostrar que podemos fazer uma força contrária à futilidade da sociedade contemporânea com base na educação. Trazer à tona o pensamento educacional de Nietzsche é colocar a educação interligada com a vida. Pois a vida é vontade de potência, temos que exercer nossa potencialidade para buscar a autossuperação individual, porém, só é possível através de uma educação crítica, demasiadamente humana, que afirme a vida em todos os seus aspectos, não se limitando à superficialidade. A educação não serve apenas para preparar o aluno para o mercado de trabalho. Muito além disso, deveria formar para a vida.


Sinopse

“Quando falamos de Nietzsche, é comum que muitos o enxerguem como um filósofo polêmico e extremamente complexo, de difícil compreensão, e assim acabam não se interessando por sua filosofia. Todavia, este livro, por meio de uma abordagem clara e objetiva, busca resgatar a filosofia nietzschiana, desde seus primeiros escritos de juventude até suas obras de maturidade intelectual, mostrando aspectos da vida do pensador que o fizeram trilhar o caminho do gênio filosófico, bem como aproximar e relacionar, de maneira coesa, o pensamento educacional de Nietzsche com seu conceito de vontade de potência, um dos pontos principais de sua filosofia. Ao mesmo tempo, mostra o sentido da verdadeira formação na visão do pensador: uma educação de caráter humano, que ensine a afirmar a vida, visando alcançar a excelência individual. Portanto, esse livro é um convite a todos os espíritos livres que desejam compreender um pouco da vida e pensamento desse exímio filósofo educador que marcou a história da filosofia”, detalha o autor.


Serviço

Livro “Formação para a vida: a vontade de potência no pensamento educacional de Nietzsche” - vendas: Editora Dialética, Amazon na versão e-Book, ou diretamente com o autor. Contato: (19) 99631-3265.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon