top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

DESTAQUE: Parabéns, Piracicaba, pelos 256 anos de sonhos e conquistas!


Professora Bebel é deputada estadual pelo PT e segunda presidenta da Apeoesp - Imagem: Divulgação

*Texto: Professora Bebel

Quero falar de minha amada cidade de Piracicaba, que no dia primeiro de agosto comemora 256 anos!

Nasci nesta cidade, no distrito de Artemis, e jamais perdi com ela minha ligação afetiva e efetiva. Assumi desafios profissionais e políticos mais amplos em outras localidades, sobretudo na capital, mas está sempre aqui em Piracicaba meu foco e minha atenção.


Tudo aqui me interessa. As necessidades da nossa população em suas comunidades. Os interesses do empresariado local, que quer, com justiça e mérito, incentivos para expandir negócios, lucrar e gerar empregos. As expectativas e desejos da juventude, que quer e precisa de novos horizontes e veem na educação técnica, tecnológica e superior um caminho a ser trilhado. A cultura e as tradições tão próprias da nossa cidade me interessam, assim como a exploração positiva e criativa de nosso patrimônio natural e cultural.




Quanta beleza no nosso Rio Piracicaba! No nosso admirável Engenho Central, a Rua do Porto, o Mirante, o Aquário Municipal, a Esalq, enfim, tantos lugares para receber nossos visitantes e onde passamos dias e noites a nos encontrarmos com nossos conterrâneos, amigos e amigas que tanto quanto nós mesmos, amam essa terra caipira de raiz.


Vocês não podem imaginar minha alegria quando o Conselho Estadual de Representantes da APEOESP, da qual sou atualmente a segunda presidenta, acatou a proposta que fiz à Diretoria do sindicato para que aqui se realize o XXVII Congresso Estadual do nosso sindicato, nos dias 1, 2 e 3 de setembro. Tenho a certeza de que será um evento magnífico, com professoras e professores de todas as regiões do estado de São Paulo.


Ajudei a organizar a Subsede da APEOESP aqui em Piracicaba, juntamente com outros valorosos e valorosas professoras e professores e me orgulho muito de ter contribuído nessa tarefa. Elegi-me deputada estadual em 2018 com expressiva votação em Piracicaba e região e reelegi-me em 2022 com votação três vezes maior. Só tenho a agradecer e, mais ainda, preciso retribuir.


Por isso, tenho destinado, dentro das possibilidades de meu mandato, recursos para o nosso Município. Reservo sempre, e cada vez mais, espaços em minha agenda para aqui participar da vida da cidade, como sempre fiz, sobretudo nas comunidades, formulando projetos, indicações e requerimentos em busca de soluções para problemas viários, sanitários, no abastecimento de água, na saúde, na questão da moradia, na busca de mais financiamento para o desenvolvimento municipal e regional. Um de meus projetos, que está pronto para ser votado, dá à nossa cidade o grau de interesse turístico, o que pode alavancar novas possibilidades nessa área, garantindo recursos e gerando mais oportunidades de emprego.


Como professora, sei da importância de que se abram em Piracicaba vagas no ensino superior, principalmente levando-se em conta que a nossa UNIMEP desativou o Campus Taquaral. Junto com o movimento que se formou em torno dessa questão, estou totalmente empenhada em trazer para Piracicaba a extensão da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – o que foi sugerido pelo próprio Ministério da Educação.


Tratei desse assunto com o presidente Lula, com o ministro Camilo Santana, com assessores e técnicos do Ministério da Fazenda e da Secretaria de Articulação Política da Presidência da República, por indicação do Ministro Alexandre Padilha, e estarei indo novamente a Brasília nestes dias para continuar aprofundando nossos esforços para que esse nosso pleito se concretize o mais rapidamente possível. O Brasil vive tempos de muito trabalho e esperança, no qual nossos sonhos podem ser concretizados.


Por isso, minhas queridas e meus queridos piracicabanos, quero deixar a cada um e cada uma um abraço bem apertado, porque o aniversário da nossa cidade só ganha verdadeiro sentido se fora a expressão da existência de todos os que aqui moram, estudam, trabalham, constroem suas famílias e o futuro das novas gerações.

Parabéns! Viva Piracicaba!


Professora Bebel é deputada estadual pelo PT e segunda presidenta da APEOESP


Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page