• O Canal da Lili

Desenvolvimento sustentável, econômico e social de Ártemis é tema de reunião


As propostas para o desenvolvimento sustentável, econômico e social de Ártemis, por meio de projetos que podem ser realizados pelo poder público e também contar com a PPP (Parceria Público-privada) e com iniciativas de geração de renda para os moradores, foram apresentadas ao procurador-geral do município, Fábio Ferreira de Moura, na terça-feira (19), pelo vereador Josef Borges (SD).


José Eduardo Gazaffi, Josef Borges e Fabio Ferreira de Moura - Imagem: Divulgação

Foi solicitada uma atenção especial ao procurador sobre o uso público da Lagoa do Itaiçaba, bairro de Artemis. Para o vereador, o espaço é ideal para incentivar o turismo, o lazer para as famílias moradoras do bairro e da região. A comunidade local poderá desenvolver atividades que lhes garantirão uma renda, voltada a atender turistas e visitantes, em quiosques no local. “Esse projeto precisará do envolvimento de diversas secretarias municipais e estou também conversando com o deputado estadual, Alex da Madureira, para a reversão de verbas para as ações serem concretizadas. Já iniciamos a limpeza da lagoa, que é a primeira etapa”, disse o vereador.


O procurador-geral informou que fará um levantamento da área junto à Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), com a finalidade de avaliar o uso público e legal de toda a área. Parte da lagoa do Itaiçaba é de propriedade do município e outra parte é privada. “Descentralizar é a prioridade do governo do prefeito Luciano Almeida, para proporcionar aos moradores fora do eixo central alguma forma de lazer”, afirmou.


O vereador ressaltou ainda que é possível a Prefeitura efetivar uma PPP para ajudar nos projetos, que deverão incluir ainda atividades de educação ambiental para a comunidade, para aumentar a conscientização da população. “A preservação das nascentes, das árvores nativas e da qualidade da água são essenciais nessa nova área de desenvolvimento sustentável do distrito”, comentou.


Também foram verificados pelo vereador mapas das lagoas do bairro Lago Azul, com a identificação das propriedades para iniciar o mesmo processo de limpeza e readequação ambiental, com foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável dos moradores do bairro.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon