• O Canal da Lili

Desassoreamento do Piracicamirim já retirou cerca de 1.440 toneladas de resíduos em Piracicaba


Serviço de desassoreamento no ribeirão Piracicamirim vai garantir mais 60 a 80 centímetros de profundidade ao manancial próximo ao TCI - Imagem: Justino Lucente/CCS

A operação de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, em Piracicaba (SP), já retirou 120 caminhões de 12 toneladas de resíduos - cerca de 1.440 toneladas - do leito do manancial no trecho próximo ao TPI (Terminal Piracicamirim de Integração). O objetivo é prevenir enchentes na região. Piracicaba foi contemplada no programa Rios Vivos, do Governo do Estado, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), para realizar o serviço. A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa.


De acordo com Odair Mello, da Defesa Civil, entre os resíduos retirados do manancial estão areia, lama, entulho, cascalho, madeira, além de lixo e pneus. O material está sendo transportado para área licenciada. Após o desassoreamento, o primeiro ponto, que fica próximo ao TPI, deve ganhar cerca de 60 a 80 centímetros de profundidade. “Assim o leito terá mais capacidade para água, ficando mais livre, e vai garantir mais direção e velocidade para a água na época de enchente, o que vai minimizar o impacto dos alagamentos”, explica Mello.



Os maquinários foram contratados pelo DAEE e o serviço de desassoreamento teve início em 6 de abril. No total, cerca de 3.500 metros do ribeirão Piracicamirim receberão o serviço. Outros dois pontos que serão desassoreados ficam no bairro Maracanã e no bairro Bosque da Água Branca. A Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) dá apoio à Defesa Civil na coordenação do serviço, prepara os locais para a entrada dos maquinários e realiza ainda outras ações preliminares necessárias.


O prefeito Luciano Almeida vistoriou o serviço no dia 11 de abril, acompanhado de Odair Mello; do secretário da Sedema, Alex Gama Salvaia; e do secretário de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva. “Há muito tempo não tínhamos um serviço como esse no município, então o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, nesses três pontos estratégicos, é uma vitória para Piracicaba. No fim de janeiro e início de fevereiro, tivemos um grande volume de chuvas, que castigou bastante a população dos bairros Piracicamirim, Morumbi, Maracanã e Bosque da Água Branca. Mas com esse trabalho visamos prevenir o impacto da chuva para a nossa população”, afirma Luciano Almeida.


Antonia Tranquiline é moradora de um condomínio próximo ao TPI há 15 anos. Ela lembra que nunca tinha visto uma ação como essa. “Além de prevenção é um trabalho de recuperação”, comemora.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon