top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Deputada Professora Bebel critica extinção da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência


Bebel adverte que no Estado de São Paulo 3 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência - Imagem: Divulgação

Para a deputada estadual Professora Bebel (PT), o fim da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, anunciada pelo futuro governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prenuncia que o seu governo será de retrocessos. Bebel adverte que de acordo com o censo de 2010 do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3 milhões de paulistas têm algum tipo de deficiência. “A quem competirá a formulação e a execução de políticas públicas para esse público? A alguma estrutura menos importante do Estado? Ou a estrutura alguma?”, questiona.






Para Bebel, que também é vice-presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores e presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), num estado cujas cidades, sabe-se, ainda não se mostram acessíveis, a decisão do novo governo revela crueldade e insensibilidade. “Ninguém é eleito pela unanimidade dos eleitores. Mas uma vez vencida as eleições, quem se sagrou vitorioso deve governar para todos”, defende.


Diante da infeliz iniciativa tomada pelo futuro governador, a deputada Bebel escreveu em suas redes sociais: “Manifestamos nossa preocupação e iremos, por meio do nosso mandato popular, fiscalizar rigorosamente o que parece ser uma ação deliberada de desmonte da estrutura de proteção das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo”.


Instituições que representam as pessoas com deficiência e que defendem os direitos dessa população estão tentando dialogar com o governador eleito para tentar reverter a decisão e manter o protagonismo da pasta. A Secretaria estadual da Pessoa com Deficiência de SP funciona no Memorial da América Latina e foi criada pela Lei Complementar nº 1.038, de 06/03/2008, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência mantém diversos projetos, com destaque para as áreas de segurança e trabalho.


Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page