A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), teve o primeiro encontro com o novo secretário estadual da Educação, Renato Feder, quando garantiu dele a promessa de abertura de negociação para a discussão do magistério e as reivindicações da categoria. O encontro, que aconteceu nessa quinta-feira (16), na Secretaria Estadual da Educação, também contou com a participação de membros da diretoria da Apeoesp e foi marcado por um diálogo franco e respeitoso, com a Professora Bebel pontuando as principais questões que afligem o magistério estadual.
Neste momento, uma das principais reivindicações é a revogação da LC 1374/2022 (compromisso de campanha do governador Tarcísio de Freitas). “Emergencialmente é necessário acabar com a prevalência da jornada de trabalho no processo de atribuição de aulas, pois isso causou enormes prejuízos aos professores”, disse, com o secretário concordando em rever esse critério para as próximas atribuições. “Ficou estabelecido que também haverá reuniões técnicas da Apeoesp com o secretário executivo e equipe para que se possam corrigir ao longo do ano uma série de distorções e injustiças cometidas na atribuição”, conta a presidenta da Apeoesp.
No encontro também ficou acertado que haverá negociação permanente entre a Apeoesp e a Secretaria Estadual da Educação no que se refere às questões salariais e profissionais, à carreira, condições de trabalho, que serão conduzidas pelo secretário executivo. “Quanto às questões educacionais, o diálogo será com o próprio secretário, que disse que reverá aspectos importantes do “novo” ensino médio e do PEI (Programa de Escola Integral”, ressaltou a deputada Professora Bebel ao sair da reunião.
Comments