naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Deputada Bebel questiona secretário estadual sobre corte de gastos de universidades paulistas

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • 19 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

A deputada Professora Bebel questionou o secretário durante reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp - Imagem: Divulgação

Durante reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (17), a deputada Professora Bebel (PT) questionou o secretário estadual, Vahan Agopyan sobre investimentos da pasta com a possibilidade de corte nas verbas da educação pelo governador Tarcísio, já que quatro universidades estaduais dependem dessas dotações.


O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação esteve na Alesp participando da reunião da Comissão enquanto convidado, para falar das suas propostas à frente da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e a deputada piracicabana o advertiu que o governador Tarcísio de Freitas quer reduzir em 5% o montante que o Estado tem investido em educação, o que irá prejudicar todo setor, inclusive as universidades.



Bebel, que é membro da Comissão, destacou que o Estado conta com a Unicamp, USP, Unesp e a Fundação Paulo

Souza, que juntas, tem uma dotação orçamentária anual de R$ 19,5 bilhões, sendo R$ 18 bilhões já são consumidas pelas quatro universidades para serem mantidas. Com um possível corte nas verbas para a educação, a deputada Professora Bebel, questionou como ficarão os projetos de pesquisa e expansão no Estado. Fatec, que dependem de recursos para manter os seus projetos e expansão.


Durante os debates, Bebel ressaltou que a ciência e tecnologia neste contexto de pôs pandemia vive, certamente, o seu melhor momento, “porque até os mais simples passaram a entender a importância da ciência em suas vidas. A ciência está no seu melhor momento para buscar uma maior valorização”. No entanto, na contramão, o governo estadual acena com corte nos investimentos em educação, que seria feita através de uma Proposta de Emenda Constitucional, que reduziria de 30% para 25% os investimentos no Estado. “Como vamos ter compromisso com a ciência e o projeto científico se faltar recursos. Não tem dicotomia entre saúde e educação, ambas são importantes para a sociedade”, falou.


Para Bebel, que também é presidenta da Apeoesp, esta discussão de ciência e tecnologia está colada também no modelo de ensino médio, que foi imposta à sociedade, e que está formando jovens para uma educação institucionalizada. “É necessário que se abra um debate qual o ensino médio tanto no Estado como nacionalmente que vá na perspectiva de dar conhecimento e sentido à juventude. É importante esse debate para saber como ficarão estes jovens, que em breve estarão nas universidades. Sempre defendemos uma sólida formação básica, para assegurar que este jovem esteja preparado, no futuro, para ser o que desejar”, completou.


Na Alesp, a deputada estadual Professora Bebel integra ainda as Comissões de Administração Pública e Trabalho, Comissão do Turismo, Ciência e tecnologia e preside a Comissão Permanente de Educação e Cultura da Alesp, além de ser a Procuradora Especial da Mulher.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page