top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Deputada Bebel prioriza transformar Piracicaba (SP) em Município de Interesse Turístico


A deputada Professora Bebel entre a diretora de Cultura, Alessandra Freire dos Reis, e o secretário José Luiz Guidotti Júnior, garantiu seu empenho para Piracicaba ser MIT - Imagem: Divulgação

A deputada estadual Professora Bebel (PT) colocou como prioridade do seu mandato na Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a aprovação do Projeto de Lei 39/2021, de sua autoria que transforma Piracicaba (SP) em MIT - Município de Interesse Turístico (). A própria deputada confirmou essa prioridade nesse início do seu segundo mandato, em encontro que teve na última segunda-feira (8), com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, e com a diretora de Turismo de Piracicaba, Alessandra Freire dos Reis, no prédio do Centro Cívico. “Temos um acordo para cada deputado estabelecer dois projetos como prioridade, e o MIT é a minha principal prioridade”, assegurou.



No encontro, que também contou com as participações do diretor do Aeroporto de Piracicaba, Marcelo Kraide, e do diretor regional do Sindireceita, Marcos Petri, a deputada Bebel lembrou que o projeto já era para ter sido votado no fim do ano passado, mas que isso não ocorreu porque não houve acordo com o então deputado Roberto Morais, que tinha também um projeto com o mesmo teor tramitando na Casa, mas que ainda não estava apto e que não foi priorizado para ser votado. A parlamentar lembrou que desde o ano passado que o seu projeto está pronto para ser apreciado, com pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alesp e do Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, ligada à Casa Civil do Governo de São Paulo. De acordo com Guidotti e Alessandra Reis, a expectativa é muito grande de que Piracicaba finalmente seja MIT.


Com a conquista do título, Piracicaba poderá receber recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias do setor de turismo, assim como financiamentos, além de ganhar destaque no roteiro turístico estadual e nacional. De acordo com critérios do governo estadual, para obter a classificação de MIT, as cidades devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, ter um Conselho Municipal de Turismo, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos.


Na reunião, ainda, a deputada Professora Bebel contou que apresentou o projeto de lei 39/2021, atendendo pedido do Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba, que há anos vinha trabalhando para que a cidade receba esta classificação. “O turismo é um forte gerador de emprego e renda à população e, por isso, não tenho medido esforços para que a cidade receba essa classificação. Inclusive, toda documentação visando a inclusão de Piracicaba no MIT é resultado do trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade, composto por representantes do poder público e privado, que foi o responsável por captar e atualizar toda documentação necessária para dar respaldo à propositura protocolada na Alesp. O Conselho seguiu todas as orientações da cartilha da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, para viabilizar a documentação necessária, desde o pedido do prefeito Luciano Almeida como do próprio Conselho que orienta o rito do pleito e consistiu em preparar a documentação necessária, que inclusive é acompanhado de pedido do próprio prefeito Luciano Almeida”, ressalta a parlamentar.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page